Texto: Bruno Felix e Valéria Toledo | Fotos: Wellington Alves
Foram empossados os novos secretários municipais de Marechal Deodoro, que atuarão nas 23 Secretarias e autarquias na gestão do prefeito André Bocão. A equipe qualificada assinou o termo de posse nesta quinta-feira (02), no Auditório Governador Divaldo Suruagy, com o compromisso de dar continuidade ao trabalho que tem colocado o município no caminho do progresso.
Durante a posse, o prefeito Bocão fez questão de enaltecer a escolha de cada um dos secretários, e a importância no futuro da gestão que se inicia. “Cada um de vocês foi escolhido por suas habilidades, por sua dedicação e, principalmente, por sua paixão por Marechal Deodoro. É sobre deixar um legado, sobre criar um impacto positivo que ressoará por gerações. A história da nossa cidade está em nossas mãos, e eu confio plenamente que vocês, junto a mim, farão o melhor para moldá-la”, afirmou o Prefeito.
O Secretário de Governança e Comunicação Social, Antônio Carlos Souto, representou os demais secretários em seu discurso, e reforçou o papel da equipe na linha de frente de contato com os deodorenses. “Não é sobre cargos e títulos, mas sim sobre trabalho e missão. É sobre construir um futuro melhor para todos. Vamos trabalhar juntos para ouvir a população, entender suas necessidades e buscar soluções que realmente façam a diferença”, declarou.
Conheça os integrantes do Secretariado Municipal:
SECRETÁRIO-CHEFE DE GABINETE
Jânio Lopes
Empresário deodorense, Jânio de Moura Lopes assumirá a Secretaria-Chefe de Gabinete de Marechal Deodoro. Funcionário público municipal há mais de 30 anos, passou no concurso no ano de 2000, passando a compor o quadro efetivo da Prefeitura de Marechal Deodoro, desempenhando um grande trabalho em diversos segmentos do município.
Além de colecionar experiências em diversas campanhas eleitorais do município, Jânio ficou à frente da Coordenação de Fiscalização e da Coordenadoria da Defesa Civil de Marechal Deodoro, realizando grandes trabalhos na ordenação de áreas públicas e gerenciamento das crises ocasionadas pelas enchentes na cidade.
PROCURADOR GERAL DO MUNICÍPIO
Alessandro Peixoto
Advogado com sólida experiência em Direito Tributário e Gestão Pública, Dr. Alessandro Peixoto possui uma trajetória profissional marcada por dedicação e competência. Pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo de Barros Carvalho (2006-2007), Dr. Alessandro é sócio responsável pelo setor público no escritório Brabo Magalhães Advogados desde 2001.
Sua experiência inclui importantes cargos na administração pública, como Assessor Técnico do Gabinete na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas (2007-2010), Procurador Geral do Município de São Miguel dos Campos/AL (2011-2016) e Procurador Geral do Município de Marechal Deodoro.
CONTROLADORA-GERAL DO MUNICÍPIO
Larissa Valentim
Advogada, Larissa Helena Correia Silva Valentim é a atual Controladora-Geral do Município de Marechal Deodoro e dará continuidade ao grande trabalho que vem desempenhando. Atua com a Administração Pública desde 2010, onde exerceu cargos como Analista de Controle Interno e Diretora de Aperfeiçoamento Disciplinar na Controladoria Geral do Estado.
Professora de Direito Administrativo e autora de artigos científicos, compôs a Comissão de Acumulação de Cargos do Estado de Alagoas e fez parte da comissão de transição de governo entre as gestões do prefeito Cacau e do prefeito André Bocão.
SECRETÁRIA DE GOVERNO
Magda Omena
Advogada, Magda Cristina Lima de Omena é especializada em Direito Constitucional e assume a Secretaria de Governo de Marechal Deodoro. Omena ingressou no serviço público como assessora jurídica da Secretaria de Articulação do Estado de Alagoas, assumiu a Procuradoria Geral do Município de Ibateguara e a Chefia de Gabinete do Município de Boca da Mata.
Com ampla experiência em gestão pública, também foi Secretária Municipal de Educação dos municípios de Pilar e Boca da Mata. De 2019 a 2022, período pandêmico, chefiou o Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Magda também foi Secretária Parlamentar da Assembleia Legislativa Estadual e atuou como Chefe de Gabinete do município de Marechal Deodoro.
SECRETÁRIO DE GOVERNANÇA E COMUNICAÇÃO SOCIAL
Antônio Carlos Souto
Deodorense, Antônio Carlos Souto é comunicólogo social com habilitação em Jornalismo, especializado em Gestão Pública e Marketing Digital e pós-graduando em Comunicação Digital, Branding e Storytelling pela PUC-PR.
Em 2017, consagrou-se vencedor de um dos maiores prêmios de Alagoas: Prêmio Braskem de Jornalismo. Já atuou em campanhas eleitorais de município e do Estado. Assumiu cargos como assessor parlamentar da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL) e foi diretor de Comunicação da Prefeitura de Paripueira-AL.
Além disso, colecionou experiências escrevendo para o caderno de Cidades e Política do jornal Gazeta de Alagoas. Também trabalhou na Assessoria de Comunicação da empresa Eletrobras-AL e foi diretor de mídias da Agência COMSAUDE, uma das primeiras agências de comunicação no segmento de Saúde do Brasil.
SECRETÁRIA DE FINANÇAS
Roseane Barbosa
Contadora especializada em Administração e Contabilidade Pública, Roseane Silva Teixeira Barbosa é deodorense e dará continuidade ao grande trabalho que desempenhou na Secretaria de Finanças.
Com ampla expertise em gestão de recursos públicos, arrecadação tributária e controle orçamentário, Roseane foi Superintendente de Contabilidade e Finanças da Secretaria de Educação de Marechal Deodoro, com atuação focada na eficiência fiscal e sustentabilidade das finanças públicas. Coautora do livro Gestão Pública da Qualidade em Alagoas Volume 2, é reconhecida pela habilidade em planejar e gerenciar orçamentos com excelência e resultados consistentes.
SECRETÁRIO DE GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS E DO PATRIMÔNIO
Arykoerne Barbosa
Advogado com MBA em Licitações e Contratos, Arykoerne dará continuidade ao grande trabalho que vem desempenhando na pasta. Com vasta experiência na gestão pública como Procurador Geral, Controlador Geral e Assessor Jurídico em diversos municípios de Alagoas, Arykoerne é Sócio do Instituto de Direito Administrativo de Alagoas (IDAA) e atua como assessor e auditor público em processos de licitações e contratos.
Autor e coautor de livros sobre Direito Administrativo e Licitações, com foco na Nova Lei de Licitações, foi professor e gestor acadêmico, com formação complementar em Gestão de Pessoas, Mediação e Arbitragem.
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
Karol Flora
Advogada e com experiência no setor público municipal, Karol dará continuidade ao grande trabalho que vem desempenhando. Em sua trajetória, ocupou cargo de assessoria no Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas.
Destacou-se pelo grande trabalho desempenhado como diretora do Fundo de Aposentadoria e Pensão de Marechal Deodoro na gestão do prefeito Cacau, sendo convidada para chefiar a Educação municipal. Como secretária, colecionou conquistas para os deodorenses por meio de diversos programas, ações e obras na educação municipal, como o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a construção de dezenas de novas unidades escolares.
SECRETÁRIO DE SAÚDE
Antônio José
Antônio José Borges Soares assumirá a Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro. Farmacêutico bioquímico, é especialista em vigilância sanitária e farmacologia clínica. Foi servidor da Secretaria de Saúde de Maceió por mais de 20 anos.
Professor e com vasta experiência em saúde pública, já assumiu o cargo de Coordenador da Vigilância Sanitária de Marechal Deodoro num período de 12 anos. Pertence ao quadro funcional do Senac-AL há 14 anos, atuando como instrutor da área técnica de saúde.
SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA
Adriana Costa
Assistente Social concursada em Marechal Deodoro, Adriana de Souza Costa dará continuidade ao grande trabalho que vem desempenhando. Destacou-se por gerenciar grandes iniciativas na gestão municipal, como o programa “Alimenta Marechal”, maior programa de distribuição de renda da história do município.
Especialista na defesa dos direitos da Criança e do Adolescente, já coordenou a equipe de referência da Justiça da 1° Infância de Marechal Deodoro. Também atuou como assistente social na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) e nas delegacias especializadas. Foi coordenadora técnica da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e assessora técnica na Secretaria Municipal de Assistência Social de Rio Largo.
SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA
Coronel Jadilson Gouveia
Coronel da Polícia Militar do Estado de Alagoas, Jadilson Luiz de Gouveia Leite Júnior dará continuidade ao grande trabalho que vem desempenhando à frente da Segurança em Marechal Deodoro.
Coronel Gouveia passou por todos os postos do Oficialato, tendo sido Comandante de diversas Unidades Operacionais. Fez o Curso de Operações Especiais na Polícia Militar da Paraíba em 2006, serviu na Força Nacional de Segurança Pública por quase três anos, tendo trabalhado nos Estados do Rio de Janeiro e Rondônia e no Distrito Federal.
SECRETÁRIO DE OBRAS, INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO
Victor Almeida
Formado em administração de empresas, Victor de Medeiros Almeida dará continuidade ao grande trabalho que vem desempenhando. Ingressou no serviço público em 2007 no Ipaseal Saúde na gestão do ex-governador Teotônio Vilela, atuando na gestão pública estadual como diretor administrativo. De 2015 a 2018, assumiu o cargo de Superintendente de Recursos Hídricos na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, contribuindo em grandes projetos como o Canal do Sertão alagoano.
SECRETÁRIO DE ILUMINAÇÃO E SERVIÇOS PÚBLICOS
Thélio Barreto
Com vasta experiência no Serviço Público, Thélio Barreto dará continuidade ao grande trabalho que vem desempenhando na pasta. Destacou-se em Marechal Deodoro pela implantação e execução de programas municipais de sucesso na gestão do prefeito Cacau, como o “Ilumina Marechal” e “Cidade Mais Limpa”.
Thélio tem formação em Gestão e Liderança de Pessoas e acumula experiências em diversos segmentos, tendo atuado em escritório de advocacia, assessoria parlamentar, já trabalhou como corretor de imóveis credenciado e assumiu a gerência comercial da empresa Soares Nobre.
SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE, SANEAMENTO, PESCA E AQUICULTURA
Dagoberto Omena
Advogado com mais de 15 anos de atuação, Dagoberto é Mestre em Administração Pública pela UFAL, Professor Universitário com vasta experiência em Gestão Pública. Já ocupou diversos cargos na Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, tais como Procurador Chefe Patrimonial e do Meio Ambiente do Município de Marechal Deodoro, Membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Marechal Deodoro, Administrador do Porto de Maceió e Diretor-Presidente da Imprensa Oficial do Estado de Alagoas.
SECRETÁRIA DE TURISMO
Cláudia Pessoa
Engenheira Civil com ampla experiência nos setores público e privado, Cláudia Pessoa dará continuidade ao excelente trabalho de desenvolvimento e promoção do turismo local.
Com trajetória destacada, foi sócia de uma Agência de Viagens por 29 anos e de uma Empresa de Assessoria e Consultoria por 10 anos. Atuou na Secretaria de Turismo de Maceió por 10 anos (2005-2014) e na Barra de São Miguel (2016/2020). Presidiu a Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur) entre 2013 e 2014 e o Fórum Estadual de Secretários de Desenvolvimento Econômico e Áreas Afins (2021/2023).
Reconhecida por sua dedicação, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge do Tribunal Regional do Trabalho da 19a Região (TRT/AL) mérito prata em 2009 e a Comenda Governador Afrânio Lages da Câmara Municipal de Maceió em 2015.
SECRETÁRIA DE CULTURA E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Lívia Alana Lopes
Deodorense, Lívia Alana Lopes dará continuidade ao grande trabalho que vem desempenhando cuidando da Cultura do município. Destacou-se por grandes projetos na gestão municipal, como o curso tecnológico de instrumentos musicais em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Marechal Deodoro.
Secretária dedicada, Lívia entende a importância da cultura na formação da identidade e no fortalecimento da nossa comunidade, trazendo sempre ideias inovadoras e comprometimento com a promoção da cultura deodorense. Em sua gestão, desenvolveu projetos de valorização de mestres deodorenses, instituições culturais municipais da música, artesanato e folguedos.
DIRETOR PRESIDENTE DO FUNDO DE APOSENTADORIA E PENSÕES
Rommel Lima
Advogado, Rommel é o atual Diretor Presidente do Fundo de Aposentadoria e Pensões de Marechal Deodoro e dará continuidade ao grande trabalho que vem desempenhando. Atuando no ramo público e privado desde o ano de 2006, já exerceu os cargos de Procurador Geral do Município de Mata Grande/AL, assessor Jurídico nos municípios de Atalaia, São José da Laje e São Miguel dos Campos.
A partir do ano de 2014, dedica-se exclusivamente ao ramo de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), possuindo diversas certificações e cursos de aperfeiçoamento no ramo. Também já atuou como procurador nos municípios de Passo de Camaragibe e Pão de Açúcar, além de conciliador do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.
PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE AÇÃO CULTURAL
Jefferson Alcântara
Jefferson Silva de Alcântara tem vasta experiência na área de eventos e é o atual presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural de Marechal Deodoro (FMAC) e dará continuidade ao grande trabalho que vem desempenhando.
Iniciou sua trajetória no meio de eventos em 2009 como produtor de palco. Ao longo do tempo, foi colecionando experiências na área. Em 2017, tornou-se diretor de eventos de Marechal Deodoro, assumindo o cargo de presidente da FMAC em 2023. Durante esses anos, foi o responsável pela montagem e execução dos maiores eventos do município, como o “Arraiá da Primeira Capitá”, “Arraiá nos Bairros”, “Baile Municipal”, além de inaugurações e os festejos de carnaval do município.
SECRETÁRIO DE ESPORTES, LAZER E JUVENTUDE
Leiva Rocha
José Leiva Rocha dará continuidade ao grande trabalho que vem desempenhando. Nascido na Massagueira, acumula uma vasta experiência em funções estratégicas, como Diretor do Posto Roland Simon, Chefe de Gabinete do Vereador Marcelo Palmeira, Chefe de Fiscalização de Obras no Município de Marechal Deodoro e Assessor Especial do Deputado Sérgio Toledo.
SUPERINTENDENTE MUNICIPAL DE TRANSPORTES E TRÂNSITO
Gilvano Silva
Gilvano é deodorense e dará continuidade ao grande trabalho que vem desempenhando à frente da SMTT. Subtenente da Reserva da Polícia Militar do Estado de Alagoas, é especializado em policiamento rodoviário pelo BPRV.
Atuou no Batalhão da Polícia Rodoviária por cerca de 30 anos e já assumiu o cargo de coordenador de fiscalização da SMTT de Marechal Deodoro. Também já assumiu cargos no Batalhão de Choque e no Centro de Gerenciamento de Crise da Polícia Militar de Alagoas. Acumula vasto currículo com cursos nas áreas de Educação para o Trânsito; Policiamento Rodoviário; Agente de Trânsito; Levantamento de Acidentes de Trânsito; Primeiros Socorros; Produtos Controlados e Sinalização Viária.
SECRETÁRIO DE AGRICULTURA
Denison Toledo
Denison Toledo Cavalcante dará continuidade ao grande trabalho que vem desempenhando. Empresário renomado em Alagoas, tem mais de 30 anos de experiência no ramo da agricultura e pecuária. Sócio do Grupo Toledo, é um dos administradores das Usinas Sumaúma, Iberia e Paisa. Também já foi vereador e Secretário de Esportes pelo município de Cajueiro.
SECRETÁRIO DE TRABALHO, EMPREGO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Geraldo Lessa
Formado em Direito pela PUC/RJ, Geraldo Lessa Santos dará continuidade ao grande trabalho que vem desempenhando na pasta.
Lessa já foi Senador da República por Alagoas no ano de 2000 e traz uma vasta experiência em diversos órgãos públicos em todo o país, como Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Energia Renovável (Abeer), Secretário de Meio Ambiente e Assuntos Especiais do estado do Rio de Janeiro, Vice-Presidente da Federação Fluminense da Pequena e Média Empresa/RJ (Flupeme), entre outros.
CHEFE DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL
Roberta Souza
Roberta Souza será a primeira mulher a comandar a Chefia da Guarda Civil Municipal de Marechal Deodoro. Efetiva desde 2007, é uma profissional dedicada, com ampla formação e experiência na área de segurança pública. Especialista Técnica em Gestão de Projetos e pós-graduanda em Inteligência e Segurança Pública, Roberta também é formada em Técnicas de Abordagens em Libras pela Escola de Governo Estadual.
Com uma trajetória marcada por comprometimento, atuou durante 4 anos no Projeto de Policiamento Comunitário e, atualmente, desempenha importantes funções como Gestora Local do Pronasci e Coordenadora Geral do Programa Guarda Mirim desde 27 de julho de 2019. Além disso, Roberta integra o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CFTA) da Guarda Municipal de Marechal Deodoro desde agosto de 2022.
Com a posse do novo secretariado, o prefeito André Bocão reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do município, buscando atender as demandas da população com uma gestão eficiente e inovadora. Mais do que uma transição administrativa, o evento demonstra o fortalecimento do diálogo entre o poder público e a sociedade, na construção de uma cidade mais inclusiva e sustentável.
O post Novo Secretariado Municipal de Marechal Deodoro toma posse; veja nomes apareceu primeiro em Prefeitura de Marechal Deodoro.