Texto: Bruno Felix | Fotos: Wellington Alves
Em uma cerimônia marcada por emoção, André Bocão foi empossado como prefeito de Marechal Deodoro, nesta quarta-feira (01), junto ao vice-prefeito, Neilson do Supergiro. A cerimônia aconteceu no largo do Complexo Conventual Santa Maria Madalena, no Centro Histórico da cidade.
Também foram empossados os 13 vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028. Antes do início da solenidade, os eleitos participaram de uma missa solene, realizada na igreja de Santa Maria Madalena. A transmissão de cargos foi simbolizada pela entrega da bandeira do município pelo agora ex-prefeito Cláudio Filho Cacau para André Bocão.
Em seu primeiro discurso como prefeito empossado, Bocão fez questão de enaltecer a sua história e seu amor a cidade de Marechal Deodoro. “Hoje, estamos aqui para celebrar a história de um povo, de uma cidade e de um homem que se torna o décimo sexto prefeito desta terra que tanto ama”, declarou.
“Aprendi com meu pai que para ser líder é preciso primeiro saber servir. Para que hoje eu estivesse nesta tribuna, o caminho que tracei foi uma estrada de amor e prestação de serviço a minha cidade. Dediquei-me a trabalhar incansavelmente pelo meu povo, resultando na escolha do dia 6 de outubro de 2024 que culminou numa grande vitória para exercer o cargo de prefeito”, completou o prefeito.
O ex-prefeito Cláudio Filho Cacau falou sobre a vitória expressiva de Bocão no pleito de 2024, com o aval do povo deodorense. “Hoje, entrego o cargo de prefeito na cidade de Marechal Deodoro. Entrego para um grande deodorense, André Bocão. Eleito com a maior votação da história no nosso município, com 58% dos votos, André Bocão teve 21.621 votos, dentre os quais, está o meu. Um marco para a nossa cidade e para a nossa história”, destacou Cacau.
O vereador Thiago Gondim presidiu a mesa, que foi secretariada pelo vereador Júnior Lopes. Representando todos os colegas de Câmara, o vereador Dr. Everaldo Filho discursou, ressaltando a importância de ouvir o povo de Marechal Deodoro. “Como filho de médico e profissional de saúde, permitam-me fazer uma analogia. Para diagnosticarmos um problema, é essencial ouvir o paciente e examiná-lo. O mesmo se aplica à nossa função como vereadores. Para que possamos formular soluções e enfrentar o desafio da nossa população, devemos estar presentes, ouvindo e observando de perto as suas necessidades”, afirmou Everaldo.
A posse de André Bocão foi prestigiada por lideranças políticas e autoridades, a exemplo do deputado estadual Alexandre Ayres. Marcada pela valorização da cultura deodorense, a solenidade contou com a execução dos hinos por cantores e músicos da terra. O evento também entrou para a história como a primeira posse de um prefeito com intérprete de Libras para os discursos e espaço com acessibilidade e inclusão para PCDs, bem como coleta dos materiais recicláveis feita por integrantes da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Marechal Deodoro (Coopmar).
PERFIL
André Luiz Barros da Silva, de 45 anos, foi eleito no pleito de 2024 quebrando o recorde de prefeito mais votado da história de Marechal Deodoro, com 21.621 votos, correspondendo a 58,47% dos votos válidos. Sua diplomação ocorreu no dia 17 de dezembro, no Auditório Governador Divaldo Suruagy.
Secretário de Esportes entre 2009 e 2012, Bocão se elegeu vereador em 2012, permanecendo na Câmara Municipal por três mandatos, tendo sido o mais votado no pleito de 2020 e exercido a presidência da Casa por dois biênios.
Bocão também traz em sua trajetória política a experiência de ter sido Secretário de Governo na gestão anterior, bem como a autoria de diversos Projetos de Lei que ajudaram Marechal Deodoro a se tornar um dos municípios que mais crescem social e economicamente em Alagoas, a exemplo dos programas Alimenta Marechal, o maior programa de complementação de renda do município, e a CNH Social.
O post André Bocão é empossado como Prefeito de Marechal Deodoro apareceu primeiro em Prefeitura de Marechal Deodoro.