Renan Filho diz que duplicação completa da BR-101, em Alagoas, será entregue até 2026

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Nesta segunda-feira (13), durante entrevista ao Jornal da Mix, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), destacou os investimentos realizados pelo governo federal na infraestrutura rodoviária do Brasil e, em especial, no estado de Alagoas. Segundo ele, o governo Lula ampliou significativamente os recursos destinados às rodovias brasileiras, saltando de R$ 7 bilhões para R$ 21 bilhões, o que resultou em melhorias significativas na malha viária nacional.

Renan Filho garantiu a conclusão da duplicação da BR-101 em Alagoas até, no máximo, o primeiro semestre de 2026. Ele ressaltou que os investimentos no estado cresceram de R$ 150 milhões por ano, durante a gestão Bolsonaro, para aproximadamente R$ 400 a R$ 500 milhões anuais entre 2025 e 2026.

“Agora, pela primeira vez, a BR-101 está com todos os seus trechos em obras. Não tem nenhum trecho paralisado. Isso vai garantir que, ao final de 2025 ou início de 2026, entreguemos toda a rodovia duplicada. Essa obra é fundamental para a segurança e para o escoamento da produção alagoana”, afirmou o ministro.

Além da BR-101, o ministro citou avanços em outras obras no estado. Entre elas, a construção da ponte de Penedo, que ligará Alagoas a Sergipe, impulsionando o turismo e o desenvolvimento econômico na região Sul.

Outras iniciativas incluem o Arco Metropolitano de Maceió, com a duplicação da BR-424, e a duplicação da BR-316, que facilitará o fluxo de veículos na capital. A BR-104 também está sendo duplicada, conectando Messias, Murici, Branquinha e União dos Palmares em pista dupla, garantindo mais segurança e agilidade no transporte.

“Com esse conjunto de obras, Alagoas será o estado do Nordeste com o maior percentual de rodovias duplicadas, destacando-se como referência em infraestrutura rodoviária”, declarou Renan Filho.

No âmbito nacional, o ministro comentou sobre o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek, que conecta Tocantins ao Maranhão. Segundo ele, uma sindicância foi aberta para apurar as causas do acidente, que envolveu falhas estruturais e a ausência de interdição.

Construída em 1964, a ponte enfrentou mudanças na dinâmica econômica da região, tornando-se insuficiente para suportar o fluxo de cargas atual. “Essa tragédia destaca a necessidade de atualização contínua da nossa infraestrutura para acompanhar o crescimento econômico das regiões”, concluiu o ministro.

O anúncio reflete o compromisso do governo federal em aprimorar a malha rodoviária, não apenas em Alagoas, mas em todo o país, com investimentos recordes e obras estratégicas que prometem impulsionar o desenvolvimento e a segurança viária.

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