O Porto de Maceió continua a apresentar resultados positivos, consolidando sua trajetória de crescimento constante. Em 2024, foram movimentadas 2.677.581 toneladas de mercadorias, incluindo granéis sólidos, granéis líquidos e carga geral. Esse volume representa um aumento de 1,26% em relação ao ano anterior, conforme dados divulgados pela administração portuária.
Na modalidade de transporte de longo curso, que envolve exportações para outros países, os destaques foram o açúcar em sacas, o melaço e o óleo diesel. Já entre os produtos importados nessa categoria, lideraram o adubo a granel, o sal, o coque de petróleo, o clinker e o trigo. No transporte por cabotagem, o óleo diesel foi o produto mais importado.
A maior variação foi registrada na categoria de carga geral, que apresentou um impressionante crescimento de 828,03%, impulsionado especialmente pelo açúcar em sacas.
Diogo Holanda, administrador do Porto de Maceió, destacou o papel fundamental da logística eficiente e da infraestrutura moderna no desempenho positivo. “Começamos o ano com a boa notícia do aumento da movimentação de cargas no ano passado, mais uma vez. Ano após ano, apresentamos crescimento a cada semestre, o que é motivo de muita satisfação. Seguiremos mantendo as operações, priorizando uma boa administração e garantindo excelência na logística para que, ao fim deste ano, possamos apresentar mais uma vez o crescimento desses números”, afirmou.