Uma nova pesquisa realizada pela Atlas Intel, divulgada nesta sexta-feira (10), mostra que a desaprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou pela primeira vez a taxa de aprovação. De acordo com o levantamento, 49,8% dos brasileiros desaprovam a gestão do presidente, enquanto 47,8% aprovam.
Este resultado representa uma queda de 2,3 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, marcando o pior nível de aprovação desde o início do terceiro mandato de Lula. Quando questionados sobre a avaliação do governo, 44,6% dos entrevistados classificaram-no como “ruim/péssimo”, enquanto 40,8% o consideraram “ótimo” ou “bom”.
A pesquisa também revela que, apesar da queda na avaliação geral, algumas áreas do governo ainda são vistas de forma positiva. A geração de empregos e o combate à pobreza foram destacados como os pontos fortes da administração, sendo bem avaliados pela maioria dos entrevistados. No entanto, o governo recebeu críticas mais duras em questões como o combate à inflação, o equilíbrio fiscal, a priorização de gastos estratégicos e o nível de impostos.
Em relação à carga tributária, 80,6% dos brasileiros acreditam que os impostos no país são mais altos ou muito mais altos do que deveriam ser. Por outro lado, a isenção do imposto de renda para quem recebe até 5 mil reais foi considerada uma medida positiva por 82% da população. Contudo, apenas 30,5% dos entrevistados afirmaram que essa ação teve impacto positivo na avaliação do desempenho do governo.