Fim da gotinha: Sesau orienta sobre mudanças no esquema vacinal contra a poliomielite

Tempo de leitura: 2 min

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas anunciou mudanças no esquema vacinal contra a Poliomielite, conforme orientação do Ministério da Saúde. A vacina oral (VOPb) será substituída pela vacina injetável (VIP) a partir de 4 de novembro, aplicando-se a dose de reforço aos 15 meses com a vacina injetável.

Até o dia 27 de setembro, a vacina oral ainda estará disponível para reforço nos postos de saúde. Entre 28 de setembro e 3 de novembro, as doses de reforço não estarão disponíveis, mas as três doses primárias, que já são injetáveis, continuarão sendo oferecidas. A interrupção temporária é para adequação do sistema vacinal.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas, Rafaela Siqueira, explicou que a mudança foi decidida após uma avaliação técnica, com a participação de entidades de saúde nacionais e internacionais. Ela reforçou que a proteção das crianças será mantida mesmo com a substituição da vacina oral pela injetável.

A cobertura vacinal contra a Poliomielite tem aumentado no Brasil e em Alagoas, com números próximos à meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde. O personagem Zé Gotinha, símbolo da campanha, continuará sendo usado para promover a vacinação, apesar do fim da aplicação da vacina oral.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter