A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) participa durante toda a semana de uma inspeção conjunta às unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), localizadas no Trapiche da Barra e na Via Expressa, na Serraria.
A ação foi definida numa reunião técnica realizada, na manhã desta segunda-feira (14), na sede da Visa Maceió, com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e atende a uma solicitação federal. A reunião contou também com a participação da gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Ione Almeida.
“Todos os anos, a Anvisa promove ações em conjunto com as vigilâncias atuantes nos estados para promover fiscalizações e capacitações em setores diversos. Como o trabalho educativo e de inspeções da Visa Maceió na capital têm sido considerados como referência, fomos chamados a contribuir no segmento de hemoterapia também,” ressaltou o chefe especial da Visa de Maceió, Airton Santos.
Durante toda essa semana, a equipe conjunta atuará na capacitação de pessoal e fiscalização das unidades do Hemoal na capital alagoana, visando assegurar a melhoria no atendimento e na logística da coleta de sangue, assim como no armazenamento do material. Todo o trabalho seguirá as normas e regulamentos estabelecidos pela RDC nº 34/2014, que dispõe sobre as boas práticas no ciclo do sangue.
Pela Visa Maceió, a inspeção conjunta contará com a participação dos fiscais sanitários Christyane Siqueira, Cyntia Pedrosa, Danielle Gama, Fábio Menezes e Juliana Pugliesi. Os trabalhos serão finalizados na sexta-feira (18), com uma avaliação geral da ação por todos os órgãos envolvidos.