Usuários do SUS contam com intérprete de Libras nos atendimentos de saúde em Maceió

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 2 min

Para garantir ainda mais acessibilidade aos maceioenses que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Maceió montou uma central de acessibilidade em Libras para atender às pessoas surdas da capital. 

A partir de agora, o usuário surdo ou com algum outro tipo de deficiência auditiva, ao chegar nas unidades de saúde da capital, será atendido em Libras, através de vídeo chamada. 

O usuário também pode agendar o atendimento quando for o casos de consultas de rotina ou exames, para isto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através do número de telefone (82) 98174-0775. 

Os atendimentos acontecem das 7h às 17h, com o auxílio de um profissional habilitado em tradução e interpretação na Língua Brasileira de Sinais. Ao chegar na unidade de saúde, o usuário pode usar o próprio celular ou o de algum profissional do local e entrar em contato para receber o atendimento.

A intérprete de Libras e responsável pelo serviço, Gilmara Farias, afirmou que com esta ação, a Prefeitura de Maceió reforça a acessibilidade, possibilitando atendimentos de saúde adequados para todos os públicos. 

“A central visa trazer melhoria, qualidade de vida, acessibilidade comunicacional e respeito a saúde das pessoas surdas e/ou deficientes auditivas de nossa capital. O atendimento inicia desde a triagem até a consulta médica e exames, além de orientações de enfermagem”, explicou Gilmara. 

Os serviços são ofertados nas unidades de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital da Cidade. 

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