A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta sexta-feira (25), uma capacitação para técnicos administrativos das Unidades de Saúde de Maceió que compõem os VI e VII Distritos Sanitários da capital alagoana.
A atividade, realizada pela Coordenação Técnica de Atenção Primária e Diretoria de Gestão de Pessoas, fez parte do projeto Acolhe SUS, que consiste em fazer do acolhimento aos usuários uma estratégia de cuidado.
De acordo com Jéssica Oliveira, psicóloga da Gerência Técnica de Desenvolvimento e Desempenho do Servidor, a capacitação é um espaço de escuta aos profissionais para buscar estratégias para um melhor acolhimento dos usuários dentro das unidades de saúde.
“A ideia é capacitar e formar os profissionais técnicos administrativos que estão nas portas de entrada dos serviços de saúde para um melhor acolhimento dos usuários. Nessa capacitação, estamos entendendo e escutando os profissionais para que, a partir daí, possamos criar uma reflexão sobre as diversas práticas que acontecem dentro das unidades, e buscar melhorias para o excelente atendimento do usuário do SUS”, explicou.
Na oportunidade, os técnicos administrativos foram orientados sobre a Política Nacional de Humanização, como enfrentar práticas desumanizadas no SUS e como realizar uma comunicação assertiva e não-violenta. Além disso, eles foram ouvidos e compartilharam suas experiências. Também houve momentos de interação em grupos, com dinâmicas sobre acolhimento de usuários nas unidades.
“Não se trata de humanizar o humano, mas sim enfrentar e lidar com relações de poder, trabalho e afeto, que são produtoras de práticas desumanizadas. Por isso, é necessário que os profissionais tenham isso em mente, além de uma boa comunicação, pois os usuários buscam pela resolutividade de suas demandas”, acrescentou Kelly Viana, técnica administrativa da Gerência de Desenvolvimento e Desempenho do Servidor.
A capital alagoana conta com, aproximadamente, 400 técnicos administrativos nas Unidades de Saúde. A capacitação foi dividida por Distritos, em três etapas: no primeiro momento, foi destinada ao I, II e III Distritos Sanitários; no segundo momento com IV, V e VIII Distritos; e, por fim, com VI e VII Distritos. A intenção é que essa capacitação seja expandida também para outras categorias na Saúde de Maceió.