SMS realiza acolhimento municipal dos projetos PET-Saúde Equidade

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 4 min

Na tarde da última terça-feira (28), no auditório do Cesmac (Farol), aconteceu o acolhimento Municipal dos projetos selecionados no PET-Saúde Equidade, uma iniciativa voltada para a promoção da equidade e inclusão na saúde pública.

O evento reuniu autoridades acadêmicas e municipais, além professores e acadêmicos que vão atuar no projeto, com o objetivo de discutir a temática equidade, além de valorizar e apoiar as diversidades de gênero, raça, etnia, sexualidade e deficiências no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação começou com as boas-vindas do grupo de percussão Batuque Mundaú, coordenado pelo programa Consultório na Rua. Após a apresentação dos membros da mesa, o evento prosseguiu com um painel intitulado “Travesti e a Inclusão: Desafios e Conquistas de Profissionais Trans na Saúde”, ministrado por Natasha Wonderfull, Técnica do Consultório na Rua. Em seguida, a fisioterapeuta Eduarda Lemos compartilhou suas vivências como mulher PCD.

O evento também contou com um bate-papo com o psicólogo Cauê Assis sobre “Diversidade, Equidade e Inclusão na Saúde”, onde ele dialogou com os convidados sobre sua atuação profissional e vivências como homem trans.

A culminância do evento foi a apresentação dos três projetos aprovados no PET-Saúde Equidade. A técnica da SMS e também coordenadora do projeto, Tereza Carvalho, apresentou os três eixos temáticos de atuação que vão ser trabalhados. 

“Dos 150 projetos selecionados no Brasil, Maceió foi contemplada com a aprovação de três que abordam temas como valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, com foco em gênero, identidade de gênero, raça, etnia, deficiências, além de outros temas como saúde mental, violências relacionadas ao trabalho da saúde e valorização de mulheres, homens trans e outras pessoas que gestam”, destacou Tereza de Carvalho. 

Maceió teve três projetos selecionados, demonstrando o compromisso da cidade com a promoção da equidade na saúde. O evento de acolhimento dos projetos PET-Saúde Equidade em Maceió destacou a importância da valorização e inclusão das diversidades no setor da saúde, reforçando o compromisso das instituições envolvidas em promover políticas equitativas e inclusivas.

A apresentação dos eixos temáticos e a participação de profissionais que compartilham suas experiências pessoais e desafios são passos significativos para a construção de um sistema de saúde mais justo e acolhedor para todos.

A mesa de honra foi composta por diversas autoridades acadêmicas e municipais, incluindo a Pró-Reitora de Graduação do Cesmac, Samara de Almeida; o Pró-Reitor de Graduação da Ufal, Amauri Barros; a Pró-Reitora de Extensão da Uncisal, Margareth Ferreira; a Representante da Pró-Reitoria de Extensão Uneal, Gracielle Faustino; a Técnica ds Gerência de Desenvolvimento do Servidor da SMS, Camila Alves e a Coordenadora Geral de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Semuc, Prefeitura de Maceió, Arísia Barros.

Capacitação em Brasília

Profissionais de Saúde da SMS também estiveram presentes neste mês de maio na Oficina Nacional do PET-Saúde Equidade, organizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS). O encontro teve o objetivo de receber e formar coordenadoras dos 150 projetos aprovados em todo o Brasil com o tema “equidade”. 

Maceió foi representada por três técnicas que coordenam os projetos na SMS Teresa Carvalho, Jéssica Oliveira e Camila Alves. “Maceió teve três projetos aprovados e que resultam de parcerias entre a Secretaria Municipal de Saúde e Instituições de Ensino Superior.Esta participação, destaca a importância da integração entre a gestão pública e a academia para promover a equidade no SUS”, disse.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter