Servidores da Gerência Técnica de Cadastros Especiais do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) participaram, na manhã desta quinta-feira (7), de um treinamento para primeiros socorros, oferecido pela Liga Acadêmica de Atendimento Móvel Pré-Hospitalar. O objetivo da iniciativa foi capacitar os colaboradores para lidar com emergências que podem ocorrer durante o atendimento ao público.
A gerente-técnica de Cadastros Especiais, Michelly Amâncio, contou que a capacitação representa um grande avanço na qualidade do serviço oferecido. “Nosso atendimento é composto, em grande parte, por idosos e pessoas com necessidades especiais, como patologias e deficiências, e já vivenciamos diversas situações de riscos. Os servidores do atendimento foram mobilizados para receber o treinamento adequado e poder realizar nossos serviços prontos para ajudar o público da melhor maneira possível”, disse.
Essa não é a primeira vez que o DMTT realiza um treinamento desse tipo para seus servidores, e a expectativa é de que o aprendizado seja refletido no atendimento aos usuários. “A capacitação só nos faz crescer e permite que possamos oferecer um atendimento ainda melhor a quem nos procura todos os dias”, ressaltou Michelly Amâncio.
Durante a formação, os servidores participaram de atividades teóricas e práticas. A instrução teórica abordou a importância das técnicas de ressuscitação cardiopulmonar e de desobstrução de vias aéreas, enquanto a prática incluiu o uso de manequins, onde cada servidor experimentou as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) e de desobstrução. O intuito foi possibilitar que os participantes do curso se sintam mais seguros e preparados para lidar com eventuais emergências.
A atividade foi conduzida por Cecília Azevedo, estudante de medicina e presidente da Liga Acadêmica de Atendimento Móvel Pré-Hospitalar do Cesmac. Ela destacou as técnicas ensinadas aos servidores. “Realizamos treinamentos em reanimação cardiopulmonar (RCP) para casos de parada cardiorrespiratória e também ensinamos manobras de desobstrução de vias aéreas, tanto para obstrução parcial quanto total, que é um problema comum com idosos e crianças, inclusive em casos de engasgos”, explicou.
O médico Rafael Carvalho, perito da Gerência Técnica de Cadastros Especiais e com experiência no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi o responsável pela organização do evento. Ele destacou a importância do treinamento para a segurança dos usuários e servidores. “Nosso público aqui é composto majoritariamente por pessoas com quadros de saúde delicados e, por vezes, descompensados, o que aumenta o risco de emergências durante o atendimento”, afirmou.
O evento faz parte de mais uma das ações do calendário de planejamento técnico do DMTT e visa oferecer capacitações continuadas aos servidores e ainda promover uma cultura de segurança e prevenção de riscos dentro do ambiente de trabalho. A prioridade é que todos os usuários, especialmente aqueles com maior vulnerabilidade, estejam seguros e sejam bem atendidos. A iniciativa reforça o compromisso com a excelência no atendimento humanizado.