Nesta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu o Dia D de Combate ao Aedes aegypti, intensificando as ações de controle e conscientização nos bairros com maior incidência de casos de dengue, zika e chikungunya. A iniciativa da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) faz parte da campanha Maceió Contra a Dengue e reúne esforços de diversas áreas municipais para eliminar criadouros do mosquito e sensibilizar a população sobre a importância de medidas preventivas.
A mobilização concentrou-se nos bairros Centro, Pajuçara, Prado, Riacho Doce, Fernão Velho, Bebedouro, Ponta da Terra, Antares e Benedito Bentes, que apresentam altos índices de infestação. Agentes de endemias da SMS estão realizando visitas domiciliares para identificar e eliminar focos do mosquito, além de orientar os moradores sobre práticas preventivas fundamentais para conter a proliferação do mosquito Aedesaegypti. Paralelamente, ações educativas promovem a conscientização sobre a correta destinação de resíduos e a importância de eliminar criadouros.
Imóveis fechados, abandonados e terrenos baldios estão sendo inspecionados pelas equipes de fiscalização, que emitem notificações e orientam os proprietários sobre medidas obrigatórias para evitar focos do mosquito. O trabalho de recolhimento de pneus, em conjunto pela Vigilância Sanitária (Visa), inclui visitas a borracharias, ferros-velhos e terrenos baldios para recolher materiais que possam acumular água parada.
Além disso, as equipes da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), fizeram a limpeza de áreas críticas, como o córrego da Gruta, onde o acúmulo de resíduos favorece a proliferação do mosquito.
A ação conta ainda com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Guarda Municipal, que reforçam as atividades em pontos estratégicos, como a orla lagunar, Rota do Mar e bairros como Clima Bom e Benedito Bentes. Estas ações incluem a distribuição de panfletos informativos, orientações à população e a coleta de resíduos.
“Nossa meta é sensibilizar a população sobre a importância de cada um fazer sua parte. A eliminação de criadouros é fundamental para prevenir casos graves e óbitos decorrentes dessas doenças. A luta contra o Aedes aegypti é uma responsabilidade de todos, e ações como o Dia D reforçam a importância do trabalho conjunto para preservar vidas”, destacou a gerente da Diretoria de Vigilância em Saúde, Carmem Samico.
A SMS reforça o pedido para que a população colabore com as ações, inspecionando suas casas e eliminando possíveis criadouros, como recipientes que acumulam água parada. Denúncias sobre imóveis abandonados ou localidades com possíveis focos do mosquito podem ser feitas pelo Disk Dengue, nos números (82) 98832-8101 ou (82) 3312-5495.