Secretaria da Saúde debate estratégias de enfrentamento à sífilis congênita em Maceió

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 2 min

Profissionais de diversas áreas da saúde participaram nessa quarta-feira (12) do Fórum Intersetorial de Enfrentamento da Sífilis Congênita, realizado no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde, em Jaraguá. O encontro teve o objetivo de traçar estratégias de combate à doença e aprimorar a assistência ao pré-natal das gestantes com sífilis, garantindo o tratamento e seguimento adequado, evitando óbitos pela doença.

A enfermeira da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis de Maceió da SMS, Dayana Tenório, falou sobre os principais desafios enfrentados.

“Um dos principais desafios do Município é descentralizar o seguimento das crianças expostas e com sífilis congênita para a Atenção Básica. Nos últimos anos, a entrada para a linha de cuidado tem sido centralizada no Bloco I do PAM Salgadinho, com demandas assistenciais sendo encaminhadas por meio de contatos pessoais entre os profissionais das diferentes áreas técnicas. Para que o Município consiga avançar na descentralização, é necessário atualização da linha de cuidado da sífilis congênita, viabilizando o acompanhamento das crianças, com a garantia da realização dos exames e seguimento com especialistas, quando necessário”, reforça.

Durante o Fórum, as áreas estratégicas compartilharam suas ações gerenciais para garantir a efetividade da linha de cuidado para crianças expostas ou com sífilis congênita. A Coordenação de Vigilância Epidemiológica também apresentou o Cenário Epidemiológico de Maceió. 

Entre os principais encaminhamentos do encontro estão o reforço de registros no e-SUS pelos profissionais, notificações, listagem de exames necessários para seguimento das crianças com sífilis congênita na rede, entre outros. 

O momento reuniu profissionais de diversas áreas, incluindo o Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Coordenação de Vigilância Epidemiológica, Coordenação da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Coordenação de Saúde da Criança, Coordenação Geral da Atenção Primária, Coordenação Geral de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Coordenação de Saúde Bucal e representantes do Sistema de Regulação de Maceió, o Pronto!. 

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter