Saúde reforça importância da notificação de violências

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 2 min

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação Técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis, firmou uma importante parceria intersetorial com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos do Estado de Alagoas para fortalecer a Vigilância das Violências.

Rozali Costa, responsável técnica pela área de Violências e Acidentes da Diretoria de Vigilância em Saúde, destacou a importância dessa pactuação. 

“A saúde é uma importante porta de entrada dos casos de violências, mas, não é a única. Os serviços que compõem a rede intersetorial de proteção e prevenção também recebe diariamente pessoas em situação de violência, por isso a importância desses serviços, que visam contribuir com a vigilância desse agravo”, destaca. 

“Essa parceria é um avanço significativo na vigilância das violências. A equipe do CEAM, passa a preencher a Ficha de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada e contribuir com a construção do perfil epidemiológico das mulheres em situação de violência. Sendo um serviço especializado da Rede, essas informações serão de extrema relevância para que possamos enfrentar o fenômeno da violência contra a mulher”,completou Rozali Costa. 

A parceria é essencial para compreender a situação epidemiológica desse agravo nos municípios para subsidiar a elaboração de políticas públicas que promovam a atenção integral às pessoas em situação de violência, protegendo e garantindo direitos através da Rede de atenção e proteção. 

O CEAM atende mulheres vítimas de violência e, através da equipe técnica, faz o acompanhamento dos casos e encaminhamento para outros serviços da Rede. A coordenadora do CEAM, Martha Cardoso, relatou que a equipe está ciente da importância desses dados e já inseriu o preenchimento da Ficha de Notificação de Violência em seus atendimentos.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter