Saúde promove capacitação sobre dermatoses acometidas nas populações de rua e carcerária

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 3 min

O Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nesta quarta-feira (15), no auditório da pasta, uma capacitação sobre as principais dermatoses acometidas nas populações carcerária e de rua. O treinamento foi direcionado aos profissionais que atuam no Consultório na Rua e no Sistema Prisional de Alagoas.

Para Camila Calaça, responsável técnica do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem, a capacitação teve o objetivo de levar conhecimentos sobre diversas doenças de pele que podem acontecer entre pessoas mais vulneráveis e que possuem mais dificuldade no acesso aos serviços de saúde.

“Decidimos fazer essa capacitação para que os profissionais tenham um olhar diferenciado com esse público que não tem acesso diretamente a uma unidade de saúde, precisando de um intermediário para isso. Muitas vezes, a população de rua fica exposta ao sol, compartilha roupas, lençóis, anda descalça e esses fatores podem contribuir para a contaminação direta na pele”, destacou.

Camila Calaça, responsável técnica pelo Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem. Foto: Ascom SMS

Marina Jambo é médica generalista do Consultório na Rua e esteve presente na capacitação. Para ela, a atividade foi enriquecedora para adquirir novos conhecimentos e poder colocá-los em prática diante da população em situação de rua.

“Essa iniciativa foi muito importante para todos nós que fazemos parte do Consultório na Rua, pois temos contato direto com diversas pessoas e diversas doenças. Por isso, devemos estar sempre nos atualizando, porque podem existir novos tratamentos para serem aplicados entre esse público que está mais vulnerável às doenças de pele e diversas outras patologias”, enfatizou.

Marina Jambo, médica generalista do Consultório na Rua. Foto: Ascom SMS

A palestra foi ministrada pelo médico dermatologista do Município, Milton dos Anjos, que trouxe diversas orientações aos profissionais sobre as principais dermatoses (Sarna, Pitiríase Versicolor, Onicomicose, Herpes) que atingem a população de rua e carcerária, bem como as formas de prevenção e tratamento das doenças.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter