O curso “PEC e e-SUS: Educação Permanente para profissionais das e-Multis de Maceió” foi iniciado nesta quarta-feira (15), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na sede da pasta, no Centro da cidade.
A capacitação aborda a relevância dos registros no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), de forma que os dados do usuário sejam registrados de maneira uniforme e completa, ao seguir os critérios do Ministério da Saúde. Com isso, estão sendo feitas atividades práticas no sistema e-SUS, rodas de conversa para tirar dúvidas e avaliação no final do treinamento.
A iniciativa é fruto de uma ação conjunta da equipe Multiprofissional (e-Multi) da Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Maceió com a Gerência do Sistema e-SUS. No dia 22 de janeiro, o treinamento será ministrado para outros profissionais.
“O objetivo é atualizar os nossos profissionais quanto ao uso do PEC para implementar ações de fortalecimento da e-Multi nesse contexto, sendo uma perspectiva de segurança de dados de informações dos usuários. O sistema passou por algumas atualizações, então é primordial que os profissionais estejam atentos e qualificados para desenvolver bem o seu trabalho e, consequentemente, garantir um atendimento eficaz aos usuários”, explicou a responsável técnica pelo e-Multi, Kelly Luz.
Julie Ramalho, profissional de Educação Física do e-Multi 4, 8º Distrito Sanitário, participou da capacitação e destacou a importância do treinamento para garantir um atendimento eficaz aos usuários do SUS.
“Se a gente não consegue fazer um bom registro e não entende como funciona o fluxo, e se ainda, outro profissional for atender o usuário e não tiver todas as informações dos atendimentos anteriores, esse atendimento não será eficaz e organizado. Então, essa atualização é importante para que esse fluxo funcione de maneira melhor e possamos entender e usar as ferramentas para essa tal melhoria”, finalizou.