A tarde dessa quinta-feira (9) foi marcada pela premiação “Unidade Campeã”, iniciativa da Secretaria de Saúde de Maceió que reconhece as Unidades de Saúde, equipes de Atenção Primária e Corujões da Saúde que mais se destacaram ao longo de 2024. O objetivo da ação é premiar profissionais por seu empenho e dedicação na assistência da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
Roberta Borges, subsecretaria de Atenção Primária da SMS, fala sobre os critérios considerados para a premiação. “Avaliamos equipe por equipe, quem bateu os indicadores de saúde, quem mais atendeu, melhor acolhimento ao usuário do SUS, notificações realizadas, organização da UBS, entre outros. Estamos muito felizes em poder reconhecer o desempenho e a dedicação desses profissionais que prestam um atendimento tão importante à toda a nossa população”, destaca.
Já o secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, falou sobre o reconhecimento nacional recente que colocou Maceió como a 2ª melhor avaliação do país entre as capitais no quesito Saúde. “Muito mais que números, nossa responsabilidade é com vidas e são vocês que estão fazendo com que esse avanço aconteça. Precisamos seguir avançando e melhorando cada vez mais para todos os maceioenses”.
Durante a premiação, dez Unidades de Saúde foram escolhidas como as melhores com base em critérios como quantidade de atendimentos, realização de testes rápidos, número de notificações e organização da Unidade. Em 10º ficou a URS Roland Simon (Vergel), em 9º a URS Pitanguinha, em 8º a URS Hamilton Falcão (Pitanguinha), em 7º a UBS David Nasser (Ipioca), em 6º a USF José Guedes de Farias (Santa Amélia), em 5º a USF Ouro Preto, em 4º a UBS Osvaldo Brandão (Ponta da Terra), em 3º a UBS Walter Moura (Santa Amélia), em 2º a USF José Bernardes (Fernão Velho) e em 1º a UBS João Macário (Santos Dumont).
Edvânia Oliveira, técnica de referência da Atenção Primária e que atua na UBS João Macário, fala sobre a conquista do 1º lugar. “É muito gratificante para nós, pois é possível fazermos a diferença como servidores na vida dos usuários. Somos essa porta de entrada e apesar das dificuldades conseguimos acolher, atender e encontrar soluções para cada um deles”, destaca.
Também foram premiadas as equipes de Estratégia em Saúde da Família (eSF), que mais realizaram consultas, visitas domiciliares e procedimentos. Em 5º lugar ficou a eSF 80 da UBS João Macário (Santos Dumont), em 4º a eSF 50 da USF Canaã, em 3º a eSF 32 da USF Carla Nogueira (Benedito Bentes), em 2º a eSF 35 da USF Ouro Preto e em 1º lugar a eSF 81 da UBS João Macário (Santos Dumont).
Outra categoria premiada foi a Atenção Primária contemplando as equipes que mais cadastraram usuários organicamente, apenas com profissionais da Unidade, sem o auxílio do Saúde da Gente. Em 2º lugar ficou a Clínica da Saúde Village Campestre II e em 1º a Unidade Docente Assistencial (UDA) Divaldo Suruagy (Barro Duro).
Os três melhores Corujões da Saúde também foram premiados pelos critérios de atendimento e desempenho das equipes. Em 3º lugar ficou o Corujão da USF José Guedes de Farias (Santa Amélia), em 2º lugar a USF Durval Cortez (Prado) e 1º lugar a USF José Araújo Silva (Jacintinho).
Flaviano Moraes, gerente do Corujão da Saúde da USF José Araújo Silva, comemora a conquista. “Agradeço à minha equipe pela dedicação, pelo acolhimento com amor de toda a população que nos procura. Amamos o que fazemos e gostamos de gente”.
Entrega da placa da Acreditação das UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra
Durante a cerimônia de premiação das Unidades, representantes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Trapiche e Benedito Bentes entregaram ao secretário de Saúde de Maceió, as placas referentes ao Selo de Acreditação ONA nível 3 (Acreditado com Excelência) conquistado pelas duas unidades.
O secretário de Saúde de Maceió destacou que das sete UPAs com o selo Nível 3 no Brasil, duas estão em Maceió. “Isso é fruto de muito trabalho e dedicação. Estamos o tempo todo junto com os nossos servidores, gestores, lutando por melhorias e esse selo é o reconhecimento de todo o trabalho desempenhado”, comemora Claydson Moura.
“A ONA 3 só foi possível devido à parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. É um trabalho que já vem sendo desenvolvido há anos dentro do Instituto, começamos com a ONA 1, evoluímos para ONA 2 e, em 2024, conquistamos a ONA 3. Todos os colaboradores das nossas UPAs estão de parabéns porque isso é mérito de toda a equipe”, destacou o superintendente de Relações Institucionais do ISAC, Thiago Silva.