Saúde de Maceió inicia ações da campanha Janeiro Branco 2025 

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 5 min

Com o tema “Saúde Mental é para Todos”, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promove, ao longo do mês de janeiro, a campanha Janeiro Branco 2025, para reforçar o compromisso de sensibilizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a fim de encorajar usuários a buscar ajuda profissional, como psicólogos e psiquiatras, sem medo de julgamentos.

Para alcançar o propósito, equipamentos de saúde da capital alagoana vão realizar diversas ações com foco na campanha. Os profissionais farão uma abordagem mais dirigida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Durante todo o mês, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) realizarão oficinas temáticas, como artesanato e arte-terapia, e ainda vão promover reflexões sobre a importância da saúde mental.

O Caps AD Everaldo Moreira terá uma programação especial, de 13 a 17 de janeiro, voltada para usuários e profissionais do serviço, com rodas de conversa e palestras sobre saúde mental; caminhada pela saúde mental, promoção de integração com a comunidade; Feira de Saúde e Bem-Estar, com serviços como avaliação nutricional, orientações sobre autocuidado e práticas integrativas.

No dia 17 de janeiro, a sede da SMS receberá atividades voltadas ao cuidado e bem-estar da saúde mental dos servidores e da população. Entre as ações programadas, destacam-se práticas integrativas e complementares, como auriculoterapia, automassagem, Liang Gong e outras atividades corporais que vão promover relaxamento e equilíbrio emocional. Haverá também um espaço de acolhimento, com orientação sobre saúde mental e rodas de conversas que serão conduzidas por profissionais especializados.

De 22 a 29 de janeiro, o Núcleo de Reabilitação Psicossocial promoverá ações na Praça Centenário com oficinas de bijuterias, jogos de mesa e práticas integrativas, como auriculoterapia, automassagem e exercícios de respiração. Além disso, será inaugurado o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), que oferecerá atendimentos semanais.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão realizar rodas de conversa com a comunidade com a abordagem de temas como o autocuidado, prevenção de transtornos mentais e fortalecimento de vínculos familiares. Atividades de promoção à saúde mental também serão realizadas de forma territorial, com foco no acolhimento e no protagonismo dos participantes.

Hospital da Cidade

Entre os dias 14 e 16 de janeiro de 2025, o Hospital da Cidade (HC) promoverá uma ampla mobilização voltada para os colaboradores, pacientes e acompanhantes. A programação contará com escuta ativa e orientações nos setores, salas de espera para acolher colaboradores que necessitam de apoio; plantão psicológico para atendimento individual, divulgação de informações sobre saúde mental por meio de cartazes informativos e ações educativas.

A campanha será realizada em parceria com a Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial da SMS, com o intuito de sensibilizar a população sobre a prevenção de transtornos mentais e oferecer suporte psicológico aos profissionais de saúde.

Saúde da Gente 

Além das iniciativas no Hospital da Cidade, algumas ações serão realizadas em conjunto com o programa Saúde da Gente, ao promover conscientização e atendimento sobre saúde mental direto nas comunidades de Maceió.

Sobre a campanha

O Janeiro Branco é um movimento nacional criado em 2014 para sensibilizar a população sobre a importância de discutir a saúde mental e emocional. Em Maceió, a campanha integra ações intersetoriais e visa envolver profissionais de saúde, ONGs e a comunidade em um esforço conjunto para promover a saúde mental e desmistificar preconceitos.

Em Maceió, a população conta com uma rede municipal de saúde com diversos equipamentos de apoio para quem busca cuidar da saúde mental, entre eles os Caps e as UBSs, que estão à disposição para acolher e orientar os usuários do Sistema Único de Saúde, com serviços especializados e uma equipe multiprofissional dedicada.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter