Reunião discute políticas públicas para migrantes e indígenas venezuelanos

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 2 min

Na manhã desta quarta-feira (5), o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou uma reunião ampliada para discutir políticas públicas aos migrantes e indígenas venezuelanos da etnia Warao. O evento ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados de Alagoas (OAB/AL).

A ação teve como objetivo ouvir as demandas apresentadas pelos migrantes relativas a condições de trabalho e socioassistenciais na capital alagoana, abrindo diálogos para ideias e propostas para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos venezuelanos.

O representante dos indígenas Warao, Argênis Mendonça, falou emocionado sobre a cultura de seu povo. “Nós somos pessoas simples e de muita cultura, queremos preservar o que foi deixado por nossos ancestrais e viver de uma forma digna, preservando o que temos de mais importante: a irmandade”, contou.

Na ocasião, a comunidade apresentou uma proposta de criação de uma aldeia Warao em Alagoas com escolas e casas próximas de um rio ou lagoa, para manter a prática da pesca e do artesanato, característico de seu povo.

Etnia Warao procura preservar suas tradições culturais. Foto: Clara Vieira/ Ascom Semdes

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Gal Souza, ressaltou a importância de manter o diálogo para construir novas políticas públicas. “Esse momento é muito importante para nós, como assistente sociais em ouvir, dialogar e promover novas políticas de assistência para esse povo tão querido. São propostas irreverentes e únicas, que lutaremos para proporcionar uma vida melhor da forma correta”, explicou.

O evento contou com a participação de representantes do legislativo municipal; da presidente do Comitê Intersetorial de Atenção aos Migrantes, Zaíra Mendonça; da Casa de Ranquines, Betânia Castro; da diretora de Proteção Social Básica, Filomena Menezes; e da diretora de Proteção Social Especial, Tarcilla Márcia.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter