O Festival Verão Massayó 2025 inicia nesta sexta-feira (10), na praia de Jaraguá. Com o intuito de proporcionar cuidados ao público, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) irá disponibilizar serviços de saúde durante os dias de evento.
Para garantir a assistência necessária ao público, equipes multiprofissionais em saúde estarão disponíveis em dois mini ambulatórios que serão instalados no local, para o atendimento de ocorrências de urgência e emergência. De acordo com Beatriz Souza, responsável técnica da ação, o evento contará com clínicos gerais, enfermeiros e técnicos em enfermagem que estarão atendendo durante os shows. “Todo o suporte de primeiros socorros estarão a postos para atender quem precisar, esse é nosso compromisso”, destacou.
Segundo Beatriz Souza, os ambulatórios estarão abastecidos com medicações via oral, intramuscular e endovenosa, que serão administradas pelos profissionais que atuarão no local, se houver necessidade. Além disso, procedimentos como aferição de pressão, glicemia, curativos e suporte de oxigênio estarão disponíveis. A SMS também disponibilizará duas ambulâncias, caso seja preciso realizar alguma transferência para Unidades de Pronto Atendimento (Upas).
Ações de prevenção
Equipes da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das ISTs da SMS estarão nos dias de evento com promoção em educação e saúde, a fim de conscientizar e proporcionar prevenção para o público. Haverá distribuição de preservativos masculinos e femininos e um stand para informações, além da vinculação ao procedimento de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PREP), caso alguém tenha interesse em fazer uso da medicação, que também é um método preventivo.
Ainda durante todo o evento, equipes da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) irão realizar inspeções com o intuito de verificar se a comercialização de alimentos e bebidas estão nos padrões sanitários, evitando riscos à saúde dos consumidores no local. Na ação, os fiscais da Visa estarão distribuindo panfletos informativos, a fim de conscientizar comerciantes e compradores.