Projeto estimula hábito da leitura de alunos da Escola Municipal Zilka de Oliveira

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 4 min

Por meio de brincadeiras, teatro, poemas, livros e muita leitura, mais de 300 alunos da Escola Municipal Professora Zilka de Oliveira Graça, no Tabuleiro do Martins, participaram na última quarta-feira (5) do projeto de leitura “Formando leitores para um amanhã de sucesso”. A atividade contou com a entrega de kits de livro do Valer a Pena, iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed).

A programação foi realizada nos períodos manhã e da tarde. Na oportunidade, os alunos apresentaram trabalhos abordando diversos gêneros literários como poemas, fábulas, contos e teatro. Com o foco voltado para a leitura e a escrita, todos os professores desenvolveram e estimularam as habilidades dos alunos dentro da sala de aula. O objetivo da escola é atingir a meta de formar 100% de alunos leitores da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A diretora da unidade de ensino, Sandra Mônica, pontuou que a cada bimestre é desenvolvido uma atividade voltada para a leitura. As apresentações são realizadas no pátio da escola voltadas para todas as outras turmas. “Nesse grande momento, convidamos as famílias para que elas possam vivenciar o que as crianças estão realizando na escola junto aos professores. E levar a leitura para casa, para que a leitura não fique apenas nos espaços da escola”, explicou.

Sandra ainda ressaltou que o professor é o maior referencial de leitura em sala de aula e em todos os ambientes da escola, na biblioteca escolar e nos diversos espaços e tem feito toda a diferença no projeto junto à família. “O projeto estimula o aluno para junto com a sua família fazer a leitura em casa. Então, começa dentro da sala, o professor trabalha a leitura e a escrita na escola e as famílias recebem o kit de livros pra que eles possam realizar a leitura em casa, porque nossa proposta é que eles realizem a leitura dentro do ambiente familiar”, destacou.

A vice-diretora escolar, Maria Cláudia Cardozo dos Santos, acompanha as atividades de leitura. Ela informou que o projeto tem um papel primordial na escola. “Colocamos o aluno como protagonista. Todas as turmas se apresentam o ano todo com gêneros diferentes. Os alunos não só aprendem com a apresentação dos trabalhos dos outros, mas com deles mesmos. Enquanto protagonistas da ação, eles querem se apresentar cada vez melhor e para isso precisam ler melhor e se apresentar e se organizar melhor também”, afirmou.

A estudante Annabela Ramos Oliveira falou da importância do trabalho de leitura em sala de aula. “Acho importante, porque as crianças aprendem mais. Elas vão aprendendo a ler e a escrever bem também, assim melhoram em mais coisas. Na sala de leitura, os professores pedem para a gente ler os livros, daí a gente vai lendo e vamos melhorando nossa capacidade de entender mais”, descreveu.

Adriana Ramos, mãe da Annabela, aprovou o trabalho de leitura que é feito na escola. “É muito importante, porque incentiva as crianças a lerem mais, a criar um mundo de imaginação. Em casa, a Annabela lê desde pequena. Com esse segundo kit que recebeu, já temos um acervo literário em casa. Tá de parabéns a escola, que faz todo esse projeto. Pois isso é de um engrandecimento importante para uma educação de qualidade”, revelou.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter