Com o objetivo de aprimorar e ampliar os serviços de saúde para o combate ao HIV/Aids na capital alagoana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu um treinamento direcionado aos profissionais da Unidade de Telessaúde do Caetés, no Benedito Bentes, que dará início ao atendimento de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) – medicamentos que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo.
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de risco à infecção pelo HIV consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo da PrEP é prevenir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável. A medicação deve ser tomada todos os dias para proteger contra o HIV.
“Foi um momento de capacitação com a equipe da Unidade de Saúde Caetés que fez parte do processo de ampliação do serviço de PrEP em Maceió. A PrEP é importante para a população, pois consiste em uma das estratégias de prevenção ao HIV”, destacou Gessyca Melo, enfermeira do programa IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS.
No município de Maceió, o tratamento é oferecido no Bloco I do PAM Salgadinho. E, em breve, passará a ser disponibilizado na Unidade de Telessaúde do Caetés. Além de ambos os locais, a PrEP também está disponível no Hospital Escola Dr. Hélvio Auto, Hospital Universitário (HU) Dr. Alberto Antunes e na Clínica da Família João Fireman.
Na unidade do Caetés, o acompanhamento dos pacientes que fazem o uso da PeRP será realizado através da teleconsulta.
Descentralização da PrEP
Em março, a Diretoria de Vigilância em Saúde promoveu uma reunião com o objetivo de articular a expansão da oferta de PrEP (profilaxia pré-exposição) em Maceió. A proposta inicial envolveu a descentralização da oferta da PrEP nas Unidades de Referência dos oito Distritos Sanitários, especialmente aqueles com serviços de saúde noturnos, conhecidos como Corujão da Saúde. Esse movimento estratégico visa ampliar o acesso à PrEP, tornando-a disponível em locais mais acessíveis e adaptados à rotina dos cidadãos.
“A PrEP é a profilaxia pré-exposição que precisa estar acessível para toda a comunidade. A proposta inicial é a descentralização desta oferta nas unidades de referência nos Distritos Sanitários com Corujão da Saúde. Após a capacitação das equipes, implantação do serviço, avaliação, vamos avançando na disponibilização em outros pontos de atenção”, explicou Tereza Carvalho, técnica do programa IST, HIV/Aids e Hepatites Virais