Posto de coleta de leite humano em Maceió precisa de doação; saiba como doar

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 3 min

O leite humano é a primeira e principal fonte de nutrição dos recém-nascidos por ser um alimento completo, fornecendo as vitaminas necessárias para o pleno desenvolvimento dos bebês. 

E para promover o aleitamento materno em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com o Posto de Coleta de Leite Humano localizado na Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes. Contudo, a SMS reforça a importância da doação de leite ao equipamento devido ao seu baixo estoque apresentado nos últimos dias.

“Desde o mês de dezembro estamos percebendo que a demanda vem diminuindo, tanto no Hospital Universitário quanto no nosso posto de coleta. Por isso, queremos fazer um chamamento às doadoras para que venham até o nosso posto e façam a doação de leite”, enfatiza a enfermeira responsável pelo posto de coleta do Hamilton Falcão, Valdênia Nogueira.

Valdênia Nogueira, enfermeira responsável pelo posto de coleta. Foto: Ascom SMS

O posto de coleta de leite humano é uma unidade que recebe leite materno para ser doado a bebês prematuros ou de baixo peso. Além do posto do Hamilton Falcão, Maceió conta com o posto de coleta de leite humano na Unidade de Saúde da Família (USF) José Araújo, situada no Jacintinho, entregue pela Prefeitura em agosto de 2024.

Saiba como doar 

Para ser doadora, basta estar com exames de HIV, sífilis, hepatite B e C atualizados, podendo ser realizados em ambos os postos de coleta; atualizar hemograma; não estar fazendo uso de medicação, como antibióticos; e não ter fissuras mamárias. Com tudo regularizado, é feito o cadastro das doadoras, para coleta domiciliar ou na própria unidade.

Os profissionais da Secretaria de Saúde de Maceió realizam a coleta de forma domiciliar três vezes por semana, nos casos em que a doadora não pode comparecer para a retirada do leite. É preciso ligar para o número (82) 99172-9344 e agendar a visita.

O leite coletado é encaminhado ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, onde é pasteurizado e distribuído para os recém-nascidos prematuros, salvando vidas.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter