Em alusão ao Mês das Crianças, a Prefeitura de Maceió, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) promoveu ações culturais voltadas para meninos e meninas que residem em comunidades vulneráveis da capital alagoana.
Neste sábado (26), a programação será finalizada com a ida de cerca de 30 crianças do Alto do Boi, em Ipioca, ao circo Patati e Patatá no Maceió Shopping. A ação proporciona novas experiências de entretenimento e sociabilidade aos pequenos.
A iniciativa levou diversas crianças ao circo e ao cinema, muitas delas pela primeira vez estiveram nos dois espaços. No dia 20 de outubro, um grupo de crianças do bairro Flexal foi levado para uma apresentação de circo e nesta sexta-feira (25), foi a vez das 40 crianças da comunidade da Quebrada, em Bebedouro, assistirem ao filme “Meu Malvado Favorito 4”.
A ação é coordenada pela Diretoria de Estudos e Soluções para Grotas e Regiões Vulneráveis do Iplan. “Para muitas dessas crianças, esta foi a primeira vez que estiveram em um shopping e puderam assistir a um filme no cinema. Algumas até se emocionaram durante a sessão. Foi mágico, e ver o brilho nos olhos delas nos encheu de alegria como equipe”, destacou a assessora técnica do Iplan, Aline Pedrosa.
A iniciativa ainda é fruto de parcerias com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Maceió (Sinturb) e Vamu Mobilidade, que cederam transporte e apoio logístico para os passeios.
A equipe da Diretoria de Estudos e Soluções para Grotas e Regiões Vulneráveis do Iplan ressaltou que as colaborações foram essenciais para que as crianças tivessem acesso a atividades fora de seu cotidiano, ao reforçar a importância do engajamento entre o setor público e parceiros privados em projetos sociais.