Manutenção de equipamentos garante segurança do monitoramento das chuvas em Maceió

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 2 min

A Defesa Civil de Maceió realizou mais uma campanha de manutenção dos pluviômetros da capital. Os equipamentos que medem a quantidade de chuva são essenciais para que o órgão faça a emissão de alertas para a população.

Maceió possui 13 equipamentos espalhados por diversos bairros e passam por manutenções periódicas, em conjunto com técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), para garantir que o monitoramento está sendo realizado da forma mais segura e eficaz.

“Os pluviômetros nos fornece a base de dados para a tomada de decisões e as mudanças de níveis operacionais da Defesa Civil. Em posse dos dados em relação aos milímetros de chuva, fazemos imediatamente, quando necessário, os envios de alertas e acionamos as equipes para atendimento de ocorrências e vistorias nas áreas de risco”, esclarece Hugo Carvalho, meteorologista e coordenador do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC).

O monitoramento é realizado constantemente pelo CIMADEC, que verifica as condições do tempo e acompanha a quantidade de milímetros de chuvas em tempo real. Dependendo do volume em cada região, é possível prever a possibilidade de deslizamentos de massa, alagamentos e demais danos ocasionados por consequência das chuvas.

Trabalho é realizado em conjunto com técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Foto: Ascom Defesa Civil de Maceió

A manutenção dos equipamentos, que envolve a desobstrução do canal que recebe a água da chuva, a troca de bateria e o teste de funcionamento foi concluída em todos os pluviômetros de Maceió.

“Com essa manutenção em dia temos ainda mais segurança no monitoramento. Essa ação é essencial e de extrema importância para garantirmos a proteção da população, principalmente em dias mais chuvosos”, conclui Hugo Carvalho.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter