Com o intuito de proporcionar cuidado ao público no Verão Massayó 2025, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), ofereceu serviços de prevenção, urgência e emergência durante todo o evento.
Durante os shows que aconteceram nos dias 17, 18 e 19 foram registrados 208 atendimentos nos dois ambulatórios e 12 pessoas foram transferidas para Unidades de Pronto Atendimento (Upas). Os postos médicos foram abastecidos com medicamentos e profissionais preparados para atender a todo o público.
De acordo com dados da SMS, nas duas semanas de festival, foram contabilizados 397 atendimentos de urgência e emergência e 17 transferências para Upas.
A supervisora do Saúde da Gente, Beatriz Souza, que atuou com equipes no evento, destacou que todos os casos foram atendidos por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que estavam sempre preparados para prestar atendimento de qualidade a toda a população que frequentou o festival.
Prevenção e fiscalização
Nas ações de prevenção, a Coordenação Técnica de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que esteve atuante nas duas semanas de evento, distribuiu 42.600 preservativos masculinos, 30.000 sachês de gel, 2.000 preservativos femininos e 30 autotestes, além de informações de prevenção e conscientização.
Durante os últimos três dias de shows, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) também esteve no local realizando fiscalizações nos food trucks, vendedores ambulantes e estabelecimentos temporários, verificando as condições de higiene, armazenamento e adequado dos produtos alimentícios.