Maceió sedia Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 3 min

Maceió irá coordenar os dois encontros da Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, que acontecerão nos dias 25 de novembro e 10 de dezembro, no auditório da Ilumina, no Jaraguá. As reuniões irão debater temas relacionados à emergência climática, com a participação de 15 municípios alagoanos, para levar as propostas à 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, marcada para maio de 2025.

Além da capital, estarão presentes representantes das 12 prefeituras da Região Metropolitana e das cidades de São Miguel dos Milagres e Barra de São Miguel, importantes polos turísticos do litoral de Alagoas.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Maceió, Cantídio Mundim, serão debatidos cinco eixos temáticos: mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança e educação ambiental.

A partir das discussões locais, será elaborada a pauta de prioridades para ser levada ao Ministério do Meio Ambiente, em Brasília. E as propostas de todas as conferências intermunicipais e estaduais serão apresentadas e discutidas em âmbito nacional durante a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente.

O Município convidou entidades da sociedade civil, universidades, conselhos e outras partes interessadas para que participem dos encontros e contribuam com a construção das novas políticas ambientais no Brasil.

“É importantíssimo que todos participem, porque é uma conferência que vai balizar toda a política climática, a partir de informações e sugestões da sociedade civil. A pessoa interessada pode participar tanto presencialmente como remotamente, a partir dos links que vamos disponibilizar via YouTube. Quanto mais gente vier, quanto mais proposta vier, mais salutar para a construção do processo como um todo”, defende o secretário.

Programação

O primeiro encontro intermunicipal ocorre na segunda-feira, dia 25, das 8h às 18h. A programação será voltada no primeiro horário para a explanação do processo de construção das sugestões. À tarde, das 14h às 18h, serão realizadas oficinas de trabalho, de onde irão sair os temas a serem trabalhados na segunda reunião, marcada para 10 de dezembro.

No dia 15 de dezembro, Maceió encaminhará o relatório final para o Ministério do Ambiente, com reivindicações e propostas voltadas à realidade local.

A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente é uma oportunidade de o país discutir a emergência climática e ouvir a população sobre alternativas disponíveis, alinhadas com objetivos globais. O País irá elaborar um novo Plano Clima, ainda este ano, com vigência até 2035.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter