O relatório do terceiro trimestre de 2024 do Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, do Governo Federal, traz Maceió na oitava colocação entre as capitais neste quesito. A cidade tem 492 atividades econômicas elencadas para estas dispensas.
Na prática, a dispensa de alvarás e licenças simplifica o início da operação de atividades das empresas. Esta desburocratização é positiva tanto para os empresários quanto para o Município, como explica Gilberto Meister, membro do Comitê da Redesim municipal.
“Estar bem rankeado é muito importante para a economia da cidade. Temos listadas 492 atividades dispensadas de alvarás e licenças para iniciar as atividades na capital. Isto facilita que estes negócios comecem a operar. É bom para o empresário, que já inicia as suas atividades, e também para o Município, que recolhe seus tributos”, detalhou Meister.
O Ranking é divulgado trimestralmente e considera os dados enviados pelas prefeituras ao Governo Federal.
“Temos apresentado avanços ao longo dos anos. Todos este trabalho gera desburocratização destes processos para que as empresas operem”, finalizou Meister.