Evento Saberes e Sabores impulsiona moda, artesanato e turismo local

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 4 min

A cultura e as belezas de Maceió foram protagonistas no evento Saberes e Sabores que destaca o artesanato, a moda e o turismo da capital alagoana, através de palestras e workshops no Ritz Lagoa da Anta. O evento iniciou, nesta quarta-feira (8) e segue até o próximo sábado, dia 11 de janeiro.

A iniciativa é da Prefeitura de Maceió e do Instituto Bem Estar Social e tem como objetivo aperfeiçoar as habilidades do cidadão e impulsionar os negócios, através de práticas inovadoras.

Helena Santos é uma artesã especializada na técnica de Tenerife. Ela ficou empolgada com as palestras e workshops oferecidos, ao falar da expectativa de participar do evento. “Aprender, crescer, me divertir e conhecer novas pessoas da minha área”, comenta.

Helena é professora de artesanato e aproveita a iniciativa para aperfeiçoar o conhecimento e passá-lo adiante para os alunos. “Eu gosto desse trabalho e o contato com mulheres. Então, tudo que eu aprendo já penso em compartilhar com as minhas alunas”, afirma.

Helena Santos compartilha conhecimento com alunas. Foto: Beto Macário/ Secom Maceió

Além das palestras, o evento também se destaca por proporcionar um espaço de interação para os profissionais, que podem trocar conhecimentos e experiências.

Ana Rosa trabalha com costura criativa e destaca a oportunidade de também aprender sobre outros setores. “Nós aprendemos todos os dias e não podemos nos acomodar. É maravilhoso poder adquirir conhecimento dentro da minha área e tantas outras”, conta.

Para ela, criar uma rede de apoio com outros profissionais de áreas diversas é essencial, pois contribui para impulsionar o trabalho de todos. “A peça de um artesão não é apenas um trabalho, é uma história de vida. Assim, nós passamos para o outro um pouco do que conhecemos e ele compartilha com a gente também. Assim, criamos uma teia em que todo mundo aprende”, relata.

Ana Rosa (esq.) e amigas durante o evento. Foto: Beto Macário/ Secom Maceió

Exposição de artesanato local

A iniciativa também conta com um espaço reservado para a exposição de empreendedores e artesãos locais, com o objetivo de divulgar e impulsionar os empreendimentos.

Djanira Emanuele faz parte do grupo Famílias Atípicas Empreendedoras. O marido é PCD e através da venda de artigos de papelaria, ela consegue uma renda extra para a família. “É uma oportunidade que nós temos, de entrosamento e conhecer novas pessoas, novas realidades, é sempre bom”, diz.

Dijanira Emanuele vende produtos para renda extra. Foto: Beto Macário/ Secom Maceió

Giselly Ferreira tem um empreendimento de joias biodegradáveis e com a tia encara a oportunidade de mostrar que o artesanato alagoano inova com peças arrojadas. “No começo do nosso negócio, a gente sentia um pouco de rejeição por ter um trabalho fora do comum da renda, bordado e do filé”, menciona ao lembrar-se dos desafios enfrentados.

Para Giselly, o Saberes e Sabores vai além de um evento para aprender novas técnicas, mas também se trata de inclusão e fortalecimento da cultura local. “E cultura é isso, cultura é contar a nossa história, a partir da nossa arte”, ressalta.

Inscrições ainda estão abertas

As inscrições para participar das próximas palestras ainda estão disponíveis no link https://www.sympla.com.br/evento/sabores-e-sabores/2785885.

Entre os temas que serão discutidos nos próximos dias estão Marketing Digital – Instagram

Estratégias de promoção e engajamento online; Atendimento e Experiência Turista

Melhoria na interação com turistas; Vendas – Técnicas de vendas e negociação.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter