Esporte impulsiona inclusão e transforma Maceió em modelo de desenvolvimento

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 7 min

A Prefeitura de Maceió revolucionou o cenário esportivo da capital alagoana. Durante os primeiros quatro anos da gestão JHC, ganharam destaque projetos, programas e parcerias que foram criados, implementados e fortalecidos para democratizar o acesso ao esporte e ao lazer na cidade.

O esporte na capital já experimentava um significativo crescimento, impulsionado pelo turismo esportivo, antes mesmo das mudanças promovidas pela gestão para promover um salto ainda maior na tendência que une lazer, turismo e atividades esportivas.

Entre 2021 e 2024, a capital alagoana sediou diversos eventos nacionais e internacionais, o que injetou mais de R$ 96 milhões na economia local. Esses eventos não apenas lotaram hotéis, mas também atraíram milhares de atletas e turistas, gerando empregos diretos e indiretos.

“Com a visão estratégica do prefeito JHC, Maceió tornou-se referência nacional na promoção do esporte e da inclusão social. Esse compromisso com o bem-estar da população mais vulnerável resultou em conquistas expressivas e consolidou o esporte como uma ferramenta de transformação social.  Além disso, a prefeitura, por meio da secretaria de esporte, fortaleceu o diálogo com diversas federações, associações esportivas na capital, fornecendo materiais esportivos e apoiando a realização de vários campeonatos locais, principalmente os realizados ao ar livre”, pontuou o titular da Secretaria Municipal de Esportes (Semesp), Francisco Carlos (Chicão).

Eventos náuticos, como o Aloha Spirit, atrairam atletas do Brasil e do mundo, além de grandes públicos. Foto: Alisson Frazão

Eventos de renome, como o Ironman 70.3 e o Circuito Mundial de Beach Tennis, realizados duas vezes na cidade, o Mundial Universitário de Triathlon e Vôlei de Praia, e o Aloha Spirit — o maior torneio de esportes aquáticos do mundo —, e o torneio dos aposentados do Brasil, na Pescaria, recolocaram a capital alagoana no mapa dos grandes eventos esportivos. Entre 2021 e 2022, a cidade recebeu mais de 15 eventos de destaque nacional e internacional, com o apoio da prefeitura. Grande parte das modalidades contempladas foram praticadas ao ar livre, aproveitando as praias e o mar da região, reforçando o potencial turístico e esportivo da capital.

Transformação administrativa e novos projetos

Em abril de 2023, a criação de um novo secretariado representou um marco importante para o esporte na cidade. Com maior autonomia e uma equipe renovada, a Semesp passou a reorganizar projetos, expandir ações e ampliar o alcance das iniciativas esportivas, sobretudo para crianças e jovens de comunidades vulneráveis na capital alagoana 

Nesse contexto, a Prefeitura de Maceió se destacou por realizar um investimento de R$ 96 milhões no Programa Areninhas, que permitiu a construção de 60 arenas esportivas em diversos bairros da parte alta da cidade. Também ampliou as unidades das Academias do Povo e fortaleceu o Projeto Praia Acessível, reconhecido nacionalmente por beneficiar turistas e moradores com mobilidade reduzida, oferecendo cadeiras anfíbias. Além disso, criou o projeto Funciona Para Todos, que promove atividades de exercícios físicos de baixo impacto na orla de Pajuçara duas vezes por semana.

No ano seguinte, a Semesp expandiu o número de alunos atendidos nos projetos Viva Vôlei e lançou o Gigantes no Esporte, com aulas de iniciação ao vôlei, queimado, futsal e handebol no Ginásio Poliesportivo Arivaldo Maia, no Jacintinho. O equipamento, reformado em julho de 2024, foi modernizado em tempo recorde de 12 dias e contou com a instalação de um piso modular esportivo, trazendo inovação para a prática de esportes. 

A Corrida da Inclusão, outra promoção da Prefeitura, através da Semesp, democratizou o esporte. Foto: Itawi Albuquerque

A gestão esportiva da cidade também foi marcada pela realização do Circuito Maceió é Massa de Corrida de Rua, que em 2023 contou com três etapas, reuniu mais de mil atletas locais e mobilizou cerca de 12 mil pessoas na organização e logística das etapas. Durante esse período, também foram realizadas reformas em quadras e praças de diversos bairros, com a implementação de pisos modulares esportivos, além da inauguração de um complexo esportivo no Vergel e da 12ª edição dos Jogos dos Servidores, que promoveram integração e amizade entre os trabalhadores públicos.

As atividades esportivas e lúdicas do projeto Brota na Grota ganharam mais força com ações semanais, enquanto serviços de manutenção e reparos garantiram o pleno funcionamento dos equipamentos esportivos e das academias populares. Esses espaços continuam sendo fundamentais para a prática gratuita de modalidades como futebol, basquete, handebol e vôlei, incentivando a recreação e o bem-estar da população. 

Na gestão JHC, a Semesp também apoiou diversos eventos locais de destaque, como o Campeonato Alagoano de Handebol, Futebol de Areia, Bodyboarding e Futebol Digital, além de sediar o primeiro Circuito Nacional de Corridas de Aventura. Outras iniciativas relevantes incluíram edições especiais do Praia Acessível, em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla; o Summer Gym, considerado o maior evento das Academias do Povo, a Corrida da Inclusão, além de ações de acessibilidade no Campeonato Alagoano Maceió é Massa 2024

Torneio Futsal Gigantinhos reuniu dezenas de atletas e levou público ao Ginásio Arivaldo Maia, no Jacintinho. Foto: Beto Macário

A gestão também levou mais de duas mil pessoas ao Parque Municipal durante o Ecosport e promoveu diversas vezes aulas de dança e funcional na Base de Proteção e Acolhimento no Bom Parto. Entre os torneios promovidos na capital, destacaram-se o de futsal, envolvendo alunos do projeto Gigantes no Esporte, e o primeiro torneio feminino de queimado no Tabuleiro, reforçando a presença do esporte e da valorização da mulher como um pilar de inclusão e desenvolvimento social na cidade.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter