A Escola municipal Denisson Meneses, localizada no Tabuleiro do Martins, comemorou 20 anos de existência, reunindo toda a comunidade escolar. A celebração contou com uma programação especial com direito a palestras, baile, desfile pelo bairro e homenagens.
A superintendente de governança da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), Marcelle Telles, representantes do Batalhão da Polícia Militar, além de técnicos da rede pública municipal de ensino e funcionários participaram do evento, realizado no dia 31 de maio.
A diretora da escola, Kathia Suely, descreveu a iniciativa como único e explicou que o evento foi pensando por meio de uma ação conjunta da comunidade escolar, Semed, Polícia Militar e a Guarda Municipal com o intuito de aproximar a polícia da comunidade. “Por se tratar de uma comunidade inserida em uma área de vulnerabilidade social muito grande, pensamos para esse dia festivo uma dinâmica diferenciada por meio de atividades lúdicas”, afirmou.
Como parte da programação, Suely destacou a apresentação do Canil do Bope e da Cavalaria, Circuito de Palestras com o PROERD, Desfile Cívico com a Banda da Polícia Militar e a realização de um grande baile com alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos e convidados com a Banda da Guarda Municipal. “ A celebração foi linda, mesmo com a chuva alunos, pais e comunidade não deixaram de participar desse dia memorável”, completou a diretora.
Lecionando há quatro anos na escola Denisson Menezes, o professor Laudjan Gonçalves conta que a celebração dos 20 anos da escola proporcionou uma reflexão acerca de aspectos muito relevantes que devem ser considerados, como a parceria com a Polícia Militar. “A entidade pública vem apresentar o seu caráter educativo dentro da nossa escola, acabando com alguns paradigmas que muitas vezes são disseminados do papel da polícia. Então, entrar na escola e apresentar além dos muros desta unidade escolar, o que a PM pode oferecer à comunidade foi um ganho muito grande”, disse ele.
O professor ressalta que o outro aspecto é a criação da identidade da comunidade Denisson Menezes com a escola. “O evento foi todo organizado para que os alunos, pais, responsáveis e funcionários fossem colocados como protagonistas. Então, o momento em que a porta da escola é aberta para a comunidade faz toda a diferença. Como por exemplo, o desfile que foi feito e contou com a participação da comunidade pelas ruas, foi uma atividade muito importante para essas pessoas que aqui estão todos deixando seus filhos, nos confiam à guarda dele e o seu processo educativo”, pontua.