A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) construiu um Plano Alimentar e Nutricional para as unidades institucionais de acolhimentos do município de Maceió, que atendem crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social.
A ferramenta foi desenvolvida pela equipe técnica de Nutrição da Semdes, que desempenha um trabalho nas unidades de acolhimento institucional para garantir o direito a uma alimentação nutritiva e balanceada, com a melhoria da qualidade de vida dos usuários.
A nutricionista da Semdes, Tatiana Cardoso, destacou a importância da iniciativa na vida dos usuários. “O plano alimentar nas unidades de acolhimento realiza um papel essencial na garantia do direito básico dos acolhidos, promovendo este suporte nutricional adequado impactando diretamente no desenvolvimento físico, mental e social, principalmente na prevenção de doenças e aumentando a qualidade de vida”, explicou.
Segundo a diretora de Segurança Alimentar, Yasminne Cavalcante, a medida é primordial para o desenvolvimento e também o cuidado dos usuários que estão em situação de acolhimento institucional. “O papel da segurança alimentar no Plano Alimentar e Nutricional é primordial, desde a chegada do alimento ao fornecimento para os usuários. O acompanhamento feito diante da alimentação balanceada, cardápios individuais e coletivos possuem um olhar técnico e assertivo pelos nossos profissionais”, afirmou.
O plano foi apresentado ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), a representantes da Subsecretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar e outros profissionais da Semdes.