O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea Maceió) empossou os novos membros, que atuarão no biênio 2024-2026. A cerimônia ocorreu, nesta terça-feira (29), no auditório do Cesmac, no bairro Farol.
Foram empossados sete membros das áreas governamentais e mais 14 representantes da sociedade civil. Das pastas municipais, o colegiado conta com a participação do Gabinete Civil de Maceió; secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar; Meio Ambiente e Urbanismo; Educação; Saúde; Abastecimento, Pesca e Agricultura; Trabalho, Emprego e Economia Solidária.
A sociedade civil é representada pelo Instituto Amigos Da Periferia/Coletivo Mulheres Pretas; Federação Das Associações de Moradores e Entidades (Famecal); Instituto Acudir; Associação de Combate à Desnutrição (Nutrir); Conselho Regional de Nutrição (CRN6); Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal); Associação das Famílias de Anjos do Estado de Alagoas; Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Aappe); Associação Jovem Periférico; Serviço Social do Comércio (Sesc); Conselho Regional de Serviço Social – 16ª Região; Pastoral da Criança; Movimento Internacional De Juventudes (MOV) Inova Simples; Sociedade Unida do Desenvolvimento Comunitário do Bairro Petrópolis II (SUDCOBAP).
A eleição para presidente do Consea Maceió acontece, nesta quarta-feira (29), no auditório da Prefeitura de Maceió, em Jaraguá, a partir das 9h.
O secretário de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar esteve presente e destacou a importância do conselho. “Estamos muito felizes com a posse do Consea Maceió, do qual também sou conselheiro. Trabalharemos juntos com a sociedade civil organizada para formular e implementar políticas, programas e ações, a fim de assegurar o direito à alimentação adequada para a população que mais precisa”, disse.
Para a subsecretária de Segurança de Alimentar, Jane Mary, a posse é o resultado da luta coletiva da Semdes. “Agora continuaremos essa luta, para que a política de Segurança Alimentar seja implantada no Município, dando o que é de direito para a população, que é uma alimentação adequada, alimentos de qualidade e em quantidade suficiente de acordo com a regionalidade”, pontuou.
A presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Tatiana Fávaro, ressaltou a importância do marco. “É um sentimento de muita alegria ver esse conselho se concretizar. Os conselheiros irão trabalhar para que ninguém passe fome. A alimentação é um direito social. Direito a uma alimentação saudável, adequada e livre de veneno. Muito sucesso para o Consea Maceió na busca pela garantia desses direitos”, enfatizou.
O vereador Dr. Valmir, criador da Lei Municipal de Segurança Alimentar, também esteve presente. “A posse desse conselho é muito significativa para quem defende políticas públicas para a população. Os conselheiros terão a responsabilidade imensa de cuidar da segurança alimentar de Maceió. Como vereador, assumo o compromisso em contribuir, cada vez mais, com a segurança alimentar do Município”, frisou.
O Consea Maceió tem como finalidade defender o direito constitucional de cada pessoa à alimentação e à segurança alimentar e nutricional, bem como auxiliar a administração pública na análise, planejamento, formulação e aplicação de políticas, na fiscalização das ações governamentais e nas decisões de matéria de sua competência, além de apoiar, propor, acompanhar, definir políticas, planos, programas e ações que assegurem a todos o direito humano à alimentação adequada.