Crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mário Mafra, localizado no bairro da Levada, participaram, na tarde dessa quarta-feira (11), do encerramento do projeto ‘Vamos brincar lá fora?’. O encerramento foi realizado no Parque do Centenário, no bairro do Farol, e contou com atividades de contação de histórias e brincadeiras.
O projeto, que está inserido no programa Olhar e Viver Maceió, foi trabalhado no CMEI com o objetivo de que os estudantes possam se identificar com o bairro e a cidade em que vivem, entendendo o contexto social e histórico da região.
“Levamos as crianças para não só conhecer, mas viver Maceió, para que elas se sintam pertencentes à cidade. Durante todo o segundo semestre, de agosto até dezembro, tivemos várias ações, apresentando os bairros para as crianças, para que elas tenham a oportunidade de conhecer, de falar sobre o bairro em que elas estão inseridas, que é a Levada. Elas conheceram, tiveram a oportunidade de saber sobre o trabalho das famílias, que a maioria trabalha no Mercado do Artesanato”, explicou a coordenadora pedagógica do CMEI, Kryslane Cândido.
Durante as atividades externas, os pequenos conheceram as redondezas do CMEI e visitaram diversos locais da capital alagoana, como supermercados, farmácias, academias, o Parque Municipal, a Praça do Silêncio e o Museu Floriano Peixoto. Kryslane pontuou que, desta forma, foi possível conhecer sobre fauna e flora, a história de Maceió e um pouco mais sobre atividades cotidianas.
“Fechando o projeto com a culminância, decidimos trazê-los para o Parque do Centenário, que não foi uma escolha só nossa. Fizemos uma enquete com os familiares, que escolheram esse ambiente. Temos aqui a exposição de fotos dos momentos das crianças fora do CMEI, alguns trabalhos que as crianças realizaram, porque trabalhamos também a nossa cultura”, reforçou.
Tayná Gomes, mãe da aluna Giovana, de 6 anos, contou que o projeto é de extrema importância para que as crianças participem de atividades coletivas, porque, além de estimular o conhecimento, afasta os pequenos das telas.
“Sempre coloquei em prática um modelo de criação diferente do normal para minha filha, não dando celular para ela. A escola me ajudou muito em relação a isso, porque ela desenvolve muita atividade ao ar livre, muitas brincadeiras. Minha filha tem falado muito bem sobre o projeto e o CMEI, em relação a esses passeios. Ela já chega em casa contando as histórias”, comentou.
A pequena Giovana disse que gostou muito de participar das atividades do projeto e que aprendeu bastante ao longo do semestre. “Visitei a academia e vários lugares com minhas amigas, e hoje estou me divertindo muito no parque”, compartilhou.
Manuele Silva, de seis anos, também se divertiu ao longo do projeto, e falou sobre as atividades desenvolvidas: “Eu visitei a Praça do Silêncio, o Parque Municipal. Eu vi o bicho-preguiça, um sagui, achei tudo muito bonito”.