Para proporcionar atividades de lazer e integração social, a Prefeitura de Maceió levou crianças com deficiência, que são atendidas por instituições sociais, ao Passeio Inclusivo de Trem. A iniciativa aconteceu nesta segunda-feira (21), na estação Jaraguá, e foi organizada pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc).
A Autarquia de Limpeza Urbana também participou da atividade comandando algumas brincadeiras, passando orientações sustentáveis e fazendo a alegria da criançada com a pintura facial. Além disso, também foram servidos lanches, como pipoca e coxinha, para os participantes.
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, fala da importância de ações como esta. “Nossa intenção é que todos tenham acesso as coisas boas da vida, independente de sua condição. Hoje, pudemos levar atividades sustentáveis e diversão para crianças mais que especiais. Ficamos felizes pelo convite para participar e esperamos mais ações significativas como esta”, revelou.
Laura Bezerra, coordenador de PDC da Semuc, falou sobre a iniciativa.
“Essas ações, além de dar visibilidade a essas pessoas, promovem a equidade, garantindo que todos tenham acesso, oportunidade e serviços. Proporcionamos uma qualidade de vida a essas pessoas, com momentos de lazer, diversão e educação, onde podem vivenciar o acesso igualitário, respeitando os limites e as necessidades específicas de cada um”, concluiu.
A atividade integra a ação do programa Maceió Inclusiva, que visa tornar a capital alagoana mais acessível e acolhedora para todos. Participaram do evento crianças assistidas pela FAM Down e do grupo Autistas Azulinos. A excursão partiu da Estação de Jaraguá e foi até o Bom Parto, retornando para Jaraguá em seguida.