Corregedoria-Geral da Justiça Federal inicia inspeção ordinária no TRF5

Autor:
Tempo de leitura: 3 min
Inspeção CJF
Foto: Comunicação Social do TRF5

A Corregedoria Geral da Justiça Federal realiza, de hoje (7/10) até a quinta-feira (10/10), os trabalhos de inspeção ordinária no Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5. A cerimônia de abertura das atividades ocorreu pela manhã, no Plenário do TRF5, com a presença de desembargadores e desembargadoras da Corte, juízes e juízas federais, servidores e servidoras do Tribunal. 

O presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga, abriu a solenidade e deu as boas-vindas às equipes de inspeção. “O TRF5 está à disposição e se sente confortável com a chegada da Corregedoria. Estamos disponíveis para qualquer tipo de informação, qualquer tipo de subsídio que a equipe entenda necessário para o desempenho dos trabalhos”, destacou o magistrado, que também agradeceu às equipes do TRF5 pela preparação das instalações e serviços necessários para a as atividades da Corregedoria. 

Em sua primeira inspeção na Justiça Federal desde que assumiu a Corregedoria-Geral, o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Luís Felipe Salomão, enfatizou que a ideia é buscar solucionar conjuntamente possíveis problemas e compartilhar experiências. “As inspeções ordinárias são um momento único para nós, da Corregedoria, e para o Tribunal. Nós queremos, efetivamente, somar, contribuir, identificar juntos as dificuldades e apresentar as soluções. Também queremos ver boas soluções e replicar em outros tribunais”.  

Salomão também fez um balanço das ações que já estão em andamento durante a atual gestão do Conselho da Justiça Federal (CJF) e pontuou projetos nas áreas de sistema prisional, capacitação de servidores e magistrados, estrutura de trabalho, remuneração, entre outros assuntos. Por fim, o corregedor falou da importância do trabalho em conjunto. “Se cada um de nós puder fazer um pouquinho para melhorar, seguramente, estaremos mudando o mundo a nossa volta. Quem ganha somos todos nós, mas, principalmente, a sociedade a quem devemos servir”. 

Inspeções  

Antes de iniciarem os trabalhos nas unidades do TRF5, as equipes de inspeção do CJF, compostas por magistrados(as) e servidores(as) da Justiça Federal, se reuniram, hoje pela manhã, no edifício-sede do TRF5. O objetivo foi alinhar as orientações para o desempenho das atividades.  

Até a quinta-feira, serão inspecionadas diversas áreas do TRF5: Presidência, Vice-Presidência, Corregedoria Regional, Gabinetes dos Desembargadores Federais,  Diretoria Judiciária; Diretoria de Recursos Extraordinários, Especiais e Ordinários; Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas; Diretoria do Plenário; Divisão das Seções; Diretoria de Informações e Distribuição; Divisão de Processamento das Causas de Competência das Turmas; Escola de Magistratura Federal da 5ª Região; Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais; Gabinete de Conciliação; Diretoria de Precatórios; Divisão de Assuntos da Magistratura; Gabinete de Segurança Institucional; Estatística; e Sistema Judiciais Eletrônicos. 

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter