Comitê Gestor do Sistema de Tecnologia da Informação da Justiça Federal se reúne no TRF5

Autor:
Tempo de leitura: 3 min
Comitê Gestor do Sistema de Tecnologia da Informação da Justiça Federal se reúne no TRF5
Foto: Paulo César Mesquita

Teve início, nesta quinta-feira (15/08), no Tribunal Regional Federal da 5ª Região –TRF5, o segundo encontro presencial do Comitê Gestor do Sistema de Tecnologia da Informação da Justiça Federal (Sijus), em 2024. A primeira reunião foi realizada em junho, na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília. O evento, que acontece na Sala Capibaribe e vai até amanhã (16/08), reúne técnicos e dirigentes de Tecnologia da Informação (TI) dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) que compõem o grupo, sob a coordenação da Secretaria de Tecnologia da Informação do Conselho (STI/CJF). 

Entre os temas que foram pautados para o encontro estão: a uniformização das áreas de gestão de segurança da informação e de cibersegurança da Justiça Federal; a consolidação das áreas de tratamento de dados, inovação e Inteligência Artificial (IA) na estrutura de TI; o planejamento e gestão de projetos; Certidão Unificada da Justiça Federal; e o projeto para ambiente de contingência dos sistemas da Justiça Federal.  

De acordo com a diretora de TI do TRF5, Fernanda Montenegro, esse tipo de reunião serve para unir esforços e trabalhar de forma coordenada, tendo em vista as demandas comuns à Justiça Federal. “Nesse tipo de encontro, nós debatemos as diretrizes e os desafios, para que tenhamos uma Justiça Federal unificada, seguindo uma mesma linha de trabalho em termos de Tecnologia da Informação. Trabalhamos, por exemplo, as aquisições compartilhadas e os projetos nacionais estratégicos, como o Sistema Eletrônico de Recursos Humanos (SERH) e o Sistema de Gestão Orçamentária (SIGEO)”, explicou a diretora. 

O Comitê Gestor se reúne mensalmente, na modalidade online, e periodicamente, de forma presencial. O Sijus tem por objetivo apoiar a governança de TI e realizar a gestão da TI no âmbito do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º Graus. A atuação do Sijus segue os aspectos da legalidade, legitimidade, eficiência, eficácia, economicidade, celeridade, uniformidade, compatibilidade, interoperabilidade, sustentabilidade, ética e segurança da informação, bem como outros aspectos correlatos. 

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter