Comissão Eleitoral da OAB Alagoas realiza sessão de apresentação da votação online e auditoria dos sistemas

Autor: OAB
Tempo de leitura: 7 min

Com a presença de representantes da empresa responsável pelas eleições online, advocacia e chapas concorrentes tiraram dúvidas sobre o processo eleitoral

Nesta sexta-feira (1º), a Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) promoveu uma reunião aberta com a participação da Webvoto, empresa responsável pelo sistema de votação online, que será adotado pela Ordem, pela primeira vez, nas eleições deste ano. Durante o encontro, foram respondidos todos os questionamentos e esclarecidas as informações sobre o processo de votação inédito.

Candidatos e representantes das duas chapas compareceram à reunião para sanar dúvidas e conhecerem a empresa responsável pelo sistema de votação virtual. O sistema da Webvoto foi certificado pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB), que reconheceu no sistema a lisura, a transparência e a estrutura técnica necessárias para conduzir as eleições da OAB Alagoas.

A audiência aberta teve início com uma apresentação da empresa que ficará responsável pela auditoria da eleição, a PerfectLink.  Após esse momento, foi iniciada uma apresentação da Webvoto, explicando os procedimentos adotados em processos eleitorais, como funciona a votação online e em quais eleições atuou nos últimos anos, inclusive, em OABs de outros estados do país. Este ano, a empresa será responsável pelas eleições em 16 seccionais da Ordem.

Alguns dos esclarecimentos que foram prestados estão relacionados à segurança das eleições, à estrutura do sistema e ao processo de desenvolvimento do software usado pela Webvoto, além da credibilidade e integridade do procedimento eleitoral de forma virtual.

Além disso, foram estabelecidas algumas das vantagens do processo virtual, entre elas, a facilidade do voto online, através de um sistema intuitivo e rápido, e a possibilidade de alcançar mais advogados e advogadas do estado, que poderão exercer o direito de voto de qualquer lugar onde estiverem.

Após a apresentação do sistema, foi iniciada uma demonstração de como será o procedimento de votação, apontando tanto o processo de sigilo da urna, a navegação do sistema, quanto o método de criptografia adotado, que reafirma a segurança de todo o processo eleitoral.

Para reforçar a seriedade das eleições, representantes da empresa fizeram um tutorial para ensina, de forma didática, como a advocacia irá votar, exemplificando como os advogados e advogadas devem proceder e como será o acesso à plataforma. Essa demonstração, inclusive, está disponível no site oficial da OAB Alagoas e nas redes sociais da Ordem, e pode ser acessada pelos membros da advocacia que queiram assistir à explicação.

Outro ponto abordado durante a reunião está ligado à apuração da eleição de 2024, que será inteiramente acompanhada pela Comissão Eleitoral da Ordem, que fiscalizará todos os procedimentos no dia. A Webvoto também esclareceu dúvidas sobre a votação dos advogados e advogadas das subseções. Segundo orientações da empresa, a advocacia interiorana receberá um único acesso onde será possível votar tanto para a chapa escolhida para compor a OAB Alagoas, quanto para a subseção específica da sua região. Após a eleição, a advocacia alagoana terá acesso ao comprovante do voto, que ficará disponível na plataforma até 30 dias depois do pleito.

Ainda nesta sexta-feira, no período da tarde, a Comissão Eleitoral realizou ainda uma reunião com a participação dos representantes técnicos das chapas candidatas, para revelar um detalhamento mais específico da base de dados e dos códigos fonte da Webvoto, garantindo mais informações sobre o sistema de votação da empresa e reforçando a credibilidade de todo o sistema eleitoral virtual.

Uma das representantes da Webvoto que esteve presente foi Caroline Fortunato, que é Diretora Executiva da empresa. Na ocasião, ela falou um pouco mais sobre a importância da sessão aberta para a advocacia.

“Nós viemos a convite da Comissão Eleitoral da OAB Alagoas, que entendeu a importância de fazermos um movimento que nós chamamos de janela de transparência, por meio da qual as chapas concorrentes têm a oportunidade de conhecer melhor quem é a empresa Webvoto. Na parte da manhã, foi realizado o que nós chamamos de sessão pública, onde toda a advocacia do estado de Alagoas foi convidada a participar, para conhecer nossa expertise, como é a nossa solução, o que nós vamos oferecer durante a votação. Na parte da tarde, será realizada uma sessão privada, mais restrita, exatamente para receber os representantes técnicos das chapas. Faremos a apresentação dos códigos-fonte e responderemos a perguntas extremamente técnicas”, falou.

Caroline pontuou ainda que a empresa pretende sanar todos os anseios da advocacia alagoana, garantindo a confiança da classe e mostrando a credibilidade do processo eleitoral online.

“Fizemos a exposição de quem é a Webvoto, os benefícios da eleição online, para suprir um pouco esse anseio da classe, que às vezes está preocupada com essa mudança de tecnologia, passando de uma eleição da urna eletrônica, para uma eletrônica virtual. Mas a gente espera que seja uma eleição de sucesso e que garanta maior acessibilidade a todos os advogados de Alagoas”, disse.

O presidente da Comissão Eleitoral, Luciano Guimarães, destacou a importância do evento para o pleito. “Essa apresentação pôde assegurar o máximo de segurança e transparência a todos sobre a confiabilidade absoluta da votação online, que será conduzida por empresas de extrema credibilidade e qualificação técnica, garantindo à advocacia alagoana conforto, praticidade, rapidez na votação e apuração, somados à total segurança eletrônica e à preservação do sigilo do voto”, ressaltou.

As eleições online da OAB Alagoas irão acontecer no dia 19 de novembro de 2024. 

O post Comissão Eleitoral da OAB Alagoas realiza sessão de apresentação da votação online e auditoria dos sistemas apareceu primeiro em OAB – Alagoas.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter