Cerimônia de entrega do Prêmio Margarida acontece no dia 05/09

Autor:
Tempo de leitura: 3 min
Cerimônia de entrega do Prêmio Margarida acontece no dia 05/09
Foto: Divisão de Comunicação Social TRF5

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 irá homenagear, no próximo dia 05/09, as vencedoras do Prêmio Margarida de Boas Práticas em Equidade de Gênero. A cerimônia, que será conduzida pelo presidente da Corte, desembargador federal Fernando Braga, ocorrerá na Sala Capibaribe (edifício-sede do TRF5), a partir das 10h. 

A premiação acontece em três categorias: “Boas práticas de equidade de gênero no Poder Judiciário”, cuja vencedora é a juíza federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara (SJCE); “Boas práticas de equidade de gênero no Sistema de Justiça”, conquistada pela juíza Adriana Cavalcanti Magalhães Faustino Ferreira (TRE-RN); e “Boas práticas de equidade de gênero nas instituições públicas em geral”, que vai para a juíza federal Katherine Bezerra Carvalho (SJPB) e a gerente regional do SICOOB Judiciário, Andréia Silva Maia.  

As premiadas

A iniciativa vencedora na categoria Poder Judiciário, “Plano de Desenvolvimento de Lideranças Femininas”, da juíza federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara (SJCE), busca criar um ambiente favorável para o surgimento e fortalecimento de lideranças femininas entre servidoras e juízas. O objetivo é estimular novas líderes e oferecer formação e apoio para mulheres em cargos gerenciais, garantindo sua permanência saudável e segura.

O livro “As Mulheres e os Espaços de Poder no Rio Grande do Norte”, da juíza Adriana Cavalcanti Magalhães Faustino Ferreira (TRE-RN), ganhou o prêmio na categoria Sistema de Justiça. A obra resulta de cinco anos de pesquisa, catalogando as trajetórias de mais de 2 mil mulheres em posições de poder no Judiciário, Legislativo e Executivo do Rio Grande do Norte. Em quase 700 páginas, são descritas as histórias de magistradas, governadoras, senadoras, deputadas, prefeitas e vereadoras dos 167 municípios do estado.

A linha de crédito “Todos por Elas”, da juíza federal Katherine Bezerra Carvalho (SJPB) e da gerente regional do SICOOB Judiciário, Andréia Silva Maia, venceu na categoria Instituições Públicas Gerais e Terceiro Setor. O projeto, uma parceria entre a JFPB e o SICOOB, apoia mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo autonomia financeira e a chance de romper com a dependência econômica.

O Prêmio

Inspirado na trajetória da desembargadora federal emérita Margarida Cantarelli, o Prêmio foi idealizado pelo Comitê Regional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário da Justiça Federal da 5ª Região. O principal objetivo é reconhecer e homenagear iniciativas e práticas de pessoas que se destacaram ou assumiram o protagonismo na implementação de ações voltadas à promoção da equidade de gênero, não somente na JF5, mas, também, em outras instituições da 5ª Região.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter