Agosto Lilás: TRF5 promove palestra e roda de conversa para debater violência doméstica e familiar

Autor:
Tempo de leitura: 3 min
Palestra e roda de conversa no Agosto Lilás
Foto: Divisão de Comunicação Social do TRF5

As ações do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, dentro da campanha “Agosto Lilás”, continuam na próxima segunda-feira (19/08), com palestra e roda de conversa para debater a violência doméstica e familiar. As atividades terão início às 14h, na Sala Capibaribe (edifício-sede do TRF5), com a participação de várias especialistas no tema. O evento contará com transmissão ao vivo, através do canal do TRF5 no YouTube.

A promotora de Justiça do Rio Grande do Norte Érica Canuto será a convidada para falar sobre “Proteção integral da mulher e a violência que transborda”, dando início à programação do dia. Em seguida, um grupo de cinco mulheres estarão reunidas em uma roda de conversa, para ampliar o debate.  

Mediado pela vice-presidente do TRF5, desembargadora federal Germana Moraes, o encontro contará com a participação de Glauce Medeiros (secretária da Mulher do Recife), Élida Rodrigues (diretora de Enfrentamento da Violência de Gênero da Secretaria da Mulher de Pernambuco), da delegada Fabiana Monteiro (gestora do Departamento de Polícia da Mulher de Pernambuco – DPMUL) e da defensora pública Débora Andrade (coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar – NUDEM/PE).

A programação se encerrará com o sorteio de brindes e um lanche especial.  A participação no evento poderá ser utlizada como Adicional de Qualificaçao de Treinamento (AQT). 

A ação é uma iniciativa do Grupo de Apoio e Assistência às Magistradas e Servidoras em Situação de Violência Doméstica e Familiar (GAMS) do TRF5, coordenado pela desembargadora federal Cibele Benevides. Através do GAMS, o TRF5 aderiu ao Agosto Lilás, campanha instituída pela Lei 14.448/2022, que busca conscientizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A campanha também é alusiva ao aniversário da Lei Maria da Penha que, em 2024, completa 18 anos.  

Cartilha 

Durante o evento, o GAMS lançará a cartilha “Violência doméstica e familiar: como reconhecer, se orientar e se proteger”. O material apresenta informações sobre a legislação atual no que diz respeito ao combate à violência contra a mulher, definições, padrões previsíveis de violência, estratégias de prevenção, como identificar e ajudar as vítimas, entre outras.  

Confira outras ações do TRF5 que fizeram parte da programação do “Agosto Lilás”:

Palestra com o psicólogo Rossandro Klinjey  

Exposição “À Sombra da Luz”  

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter