Com o objetivo de fortalecer a luta por igualdade racial no Direito, a Comissão Nacional de Promoção da Igualdade (CPIR) do Conselho Federal da OAB promoverá a 2ª Conferência Nacional da Advocacia Negra. O evento híbrido, com o tema “Onde estamos e para onde vamos?”, ocorrerá na próxima quarta-feira (23/10), das 9h às 18h.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Para receber o certificado de participação, é obrigatório realizar a inscrição e assistir ao evento na plataforma de eventos e/ou no local da realização, no Edifício OAB. As vagas são limitadas.
O evento será uma oportunidade para debater e formular políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo estrutural. A iniciativa propõe a discussão de temas cruciais, como a representatividade nos espaços de poder e as estratégias para garantir maior inclusão e equidade no setor jurídico.
Autoridades no assunto
O objetivo é que, a partir do encontro, surjam propostas concretas que podessam ser levadas aos órgãos competentes para implementação, contribuindo diretamente para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, conforme explicou a presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade, Suena Carvalho Mourão. “Além de um espaço de trocas enriquecedoras, será uma oportunidade única de ouvir e aprender com grandes expoentes do saber jurídico. Estamos construindo, juntas e juntos, um momento de reafirmação do nosso protagonismo”, pontuou.
Na ocasião, os participantes poderão acompanhar a discussão de temas frequentemente presentes em suas carreiras, como direitos humanos, igualdade racial e litigância estratégica. Para tal, foram convidados especialistas e autoridades no assunto, que pretendem contribuir para o empoderamento profissional dos advogados e advogadas negras, incentivando a adoção de práticas antirracistas no setor.
“Estamos prestes a vivenciar um marco histórico com a 2ª Conferência Nacional da Advocacia Negra. A presença física de todos os palestrantes, juristas negras e negros de destaque e referência em suas áreas, reforça a grandiosidade deste evento. Além disso, os presidentes das comissões de Promoção da Igualdade Racial de todos os estados também estarão presentes, tanto em mesas presenciais quanto virtuais, fortalecendo o diálogo nacional”, afirmou Suena.
Segundo a presidente do colegiado, a comunidade da advocacia negra está mobilizada para marcar presença: “Já ultrapassamos 1.990 inscritos e praticamente 400 inscrições presenciais. Esse encontro será, sem dúvida, uma celebração da nossa força, resistência e excelência”.
A programação da 2ª Conferência Nacional da Advocacia Negra inclui o lançamento de livros. Entre as obras estão “Memórias da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade do CFOAB”; “É Tempo de Esperança Garcia”; “Dossiê Esperança Garcia”; “Anais da 1° Conferência Nacional da Promoção”; e “Legado de Esperança Garcia”, sendo os dois últimos em formato e-book.