Tendências e planejamento para o futuro de negócios internacionais são destaque de seminário  

Autor: Agência Fiep
Tempo de leitura: 7 min

No segundo dia do Seminário de Negócios Internacionais (SNIP) foram abordados os temas de mercados globais, operações financeiras, mulheres pioneiras em negócios globais e logística, além de cases de exportação paranaenses e a plataforma das rotas estratégicas para o futuro dos negócios internacionais paranaenses 2040. O evento é o maior do estado sobre o tema e teve, ao todo, 1500 inscritos, com a presença de representantes diplomáticos e membros de 40 países, além de empresários e profissionais da área.

O diretor da Fiep, Paulo Pupo, representando o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, deu as boas-vindas e mencionou que a proposta do dia é falar de tendências e planejar o futuro. A presidente do World Trade Center (WTC) Curitiba, Daniella Abreu, reforçou que toda a programação, durante os dois dias de evento, tem a mesma relevância em relação ao conteúdo dos painéis. Acrescentou, ainda, que o SNIP democratiza o tema de relações internacionais.

A palestra magna ficou por conta do economista, sociólogo e diplomata Marcos Troyjo, que foi presidente do Banco dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e sediado em Xangai) e hoje é acadêmico-visitante no Insead e na Universidade de Oxford. Troyjo trouxe vários indicadores para mostrar como o mundo deve evoluir nas próximas décadas. O economista apontou que vinte anos depois do lançamento do livro O Mundo é Plano, do jornalista americano Thomas Friedman, que marcou o auge da globalização profunda, a busca por eficiência nos custos de produção parece ter dado lugar à geopolítica na tomada de decisões. “Se olhássemos no cockpit do avião descrito pelo Thomas Friedman, quem estava no comando era um piloto chamado eficiência. Hoje o piloto não é mais o mesmo. Agora quem está no controle é a geopolítica”, avalia.

O gerente de Relações Internacionais da Fiep, Higor de Menezes, apresentou a plataforma das rotas estratégicas para o futuro dos negócios internacionais paranaenses 2040. As rotas têm o propósito de apontar os meios para ampliar ainda mais suas relações comerciais com outros países. Este projeto é uma iniciativa do Sistema Fiep e foi desenvolvido pelo Observatório Sistema Fiep em cooperação com a Gerência de Relações Internacionais e o ecossistema de internacionalização.

Cases de empresas paranaenses foram apresentados com mediação da coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN-PR) da Fiep, Caroline Pinheiro. Participaram o  sócio-diretor da Qualinova, Alisson Sato, a diretora da Carob House, Eloisa Helena Orlandi, e a CEO – Realiza Video e presidente do Siapar, Jussara Locatelli.

A sessão sobre operações financeiras internacionais ofereceu uma visão profunda e estratégica sobre os desafios e oportunidades do setor financeiro global. Mediada por Daniella Abreu, o painel contou com a participação de dois especialistas de destaque: o CEO da EQI Investimentos, Juliano Custodio, e o Global Head of Loan Syndication & Sales do BTG Pactual, Ernesto Meyer. O painel foi marcado por uma troca rica de experiências e conhecimentos, proporcionando aos participantes uma compreensão mais aprofundada das finanças internacionais e das ferramentas necessárias para navegar nesse cenário em constante evolução.

Mediado pelo superintendente da Fiep, João Arthur Mohr, o diretor de Logística da Volvo Group, Henrique Cunha, o diretor-presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva e o chefe do Departamento Internacional dos Correios, Nailton Alves de Oliveira debateram sobre planejamento e operação logística internacional. A conversa foi marcada por uma troca rica de experiências e perspectivas, com uma compreensão mais profunda das complexidades envolvidas no planejamento e na operação logística internacional. O painel ressaltou a importância da colaboração entre os setores público e privado para superar os desafios e criar novas oportunidades.

Liderança feminina

A CEO da Gazit Brasil, Mia Stark, e a Head Global Customer Services do PayPal, Ana Paula Kagueyama, compartilharam suas experiências e desafios enfrentados ao longo de suas carreiras, abordando temas como liderança feminina, inovação no ambiente corporativo e a importância de abrir ainda mais espaços para mulheres no mercado global. O painel mediado pela presidente do WTC Woman, Virginia Peluffo, foi uma representação resiliência das mulheres no mundo dos negócios para inspirar a próxima geração de líderes femininas a romper barreiras e alcançar novos patamares no cenário global.

Oportunidades de negócios

A diretora da Fiep, Elizabete Ardigo, representando o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, abriu oficialmente a 1ª Rodada Internacional de Negócios voltada para o setor de vestuário, nesta quarta-feira (28). O evento inédito durante o SNIP, proporciona uma oportunidade única para as empresas paranaenses se conectarem diretamente com compradores paraguaios, explorando novas possibilidades de mercado. Também participaram da cerimônia a embaixadora cônsul-geral do Paraguai, Maria Amarilla, o coordenador de Mercado do Sebrae, Luiz Antonio Rolim, e a presidente do World Trade Center (WTC) Curitiba, Daniella Abreu.

São 24 empresas do estado que participam de encontros com compradores paraguaios, nos quais podem apresentar seus produtos de maneira personalizada e eficaz. Elizabete, que também atua como coordenadora do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil da Fiep, destacou a importância deste momento como uma plataforma estratégica para fortalecer o relacionamento comercial entre os dois países. “Este encontro é uma oportunidade única para ampliarmos a diversidade das exportações brasileiras para o Paraguai, e o nosso objetivo hoje é claro: gerar negócios e fortalecer laços comerciais,” declara.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter