Durante a 74ª Expoagro, o espaço Sebrae se destacou com uma experiência completa para mais de 1.500 famílias, levando diversão e inovação a cada participante. Com o tema de uma estação de trem, a programação foi pensada para encantar adultos e crianças, ao mesmo tempo em que destacou o trabalho de empreendedores do campo e da cidade, promovendo produtos regionais. Em um ambiente repleto de atrações, expositores celebraram os bons resultados em vendas e visibilidade proporcionadas pela iniciativa.
O renomado chef e empreendedor, Wanderson Medeiros, do restaurante Picuí, foi um dos visitantes do Espaço Sebrae, onde conferiu as novidades e descobertas que a Expoagro trouxe. “É bacana, porque você encontra produtores que trazem ingredientes incríveis, como chocolates de diferentes regiões e a gente não conhecia isso. Essa exposição é muito importante, porque revela produtos que não temos acesso normalmente, seja porque não fomos à região onde é produzido ou porque não conhecíamos mesmo”, afirmou Medeiros.
“Aqui você já encontra um mix de tudo: mel, trigo, chocolate, leite. Para quem é cozinheiro, é uma oportunidade de descobrir produtos que podem ser inseridos no cardápio. Estou conhecendo tudo, mas já vi coisas muito legais”, completou o chef, animado com as descobertas.
Para o expositor Jean Ferreira, do Apiário Zumbi dos Palmares, o evento também trouxe um aumento significativo no faturamento, cerca de R$17 mil. “Foi uma experiência diferenciada este ano. Trouxemos produtos novos e fizemos uma degustação especial, com favos de mel e frutas variadas, nos últimos três dias. Isso chamou muito a atenção, especialmente porque trouxemos duas espécies de abelhas para expor, o que atraiu tanto compradores quanto visitantes que queriam conhecer mais sobre a produção”, explicou Ferreira, comemorando o sucesso das vendas e a visibilidade alcançada.
Além das descobertas gastronômicas, o Espaço Sebrae ofereceu uma praça de alimentação repleta de delícias de pequenos produtores locais. Delícias como acarajé, brownies, tortas, bombons no pote, brigadeiros, cafés, maçã do amor, tapioca e cuscuz recheado fizeram sucesso com o público. A empreendedora Ana Regina, do Acarajé da Rê, também viu sua participação na Expoagro como um sucesso, principalmente em comparação ao ano anterior. “Esse ano foi melhor. Os primeiros dias foram maravilhosos e, de quinta a domingo, o faturamento foi excelente”, disse Ana, que está no evento pela segunda vez e já planeja voltar nas próximas edições.
Passaporte para alegria
Para as famílias, o evento foi um show à parte. Logo na entrada, as crianças recebiam um “passaporte” para carimbar a cada parada nos estandes dos expositores. A proposta, além de lúdica, incentivava a visitação e garantia prêmios e mais tempo de diversão no espaço kids, que contava com cama elástica, piscina de bolinhas e outros brinquedos.
O Espaço Sebrae na Expoagro, mais do que uma feira, foi um encontro de inovação e tradição, valorizando produtores locais e proporcionando lazer para toda a família. Mãe da Jamile, de 11 anos, Heloísa Adelino Silva, analista de sistemas, visitou o espaço do Sebrae e também elogiou a programação voltada para as crianças e a chance de conhecer produtos locais. “Eu amei o espaço e a oportunidade de conhecer o trabalho de empreendedores. Comprei mel com própolis e já estou de olho nos biscoitos artesanais”, comentou ela, que vê o evento como uma forma de apoiar os pequenos negócios enquanto desfruta do ambiente familiar.
A analista do Sebrae Alagoas, Ingrid Santos, destacou a alta visitação na área infantil, com mais de 1.500 famílias passando pelo Espaço Kids, o que superou as expectativas e trouxe um clima de sucesso. “Foi um recorde, especialmente nos finais de semana, quando o público lotou a praça de alimentação e muitos expositores venderam tudo”, comentou, destacando o impacto positivo na experiência dos vendedores.
Retorno garantido
Na edição deste ano da Expoagro, empreendedores locais celebraram o evento que superou expectativas e trouxe retornos expressivos. Para Ana Paula Silva dos Santos, da Suspiro de Morena, a feira foi um marco em sua trajetória, que começou em 2021. “Foi a melhor feira da qual eu participei até hoje. Vim com um objetivo e estou saindo com um resultado muito maior”, contou ela, enfatizando que as vendas superaram suas metas a ponto de precisar produzir novos itens diariamente. Trabalhando com suspiros, marshmallows, bolo de rolo e bolinhos de leite Ninho, Ana Paula relatou um recorde de vendas, com quase todos os itens esgotados em um único dia.
O espaço, cuidadosamente pensado para unir diversos segmentos, proporcionou visibilidade tanto para empreendedores urbanos quanto para rurais, valorizando a produção do campo e incentivando o consumo consciente. “Essa interação permite que as pessoas conheçam, provem e, mesmo que não comprem na hora, se lembrem dos produtos mais tarde ou indiquem para outras pessoas”, contou a analista Pollyana Bellotti, mencionando que, historicamente, há um aumento nas vendas pós-feira, quando o público volta a buscar o que experimentou no evento.
A iniciativa reuniu cerca de 20 expositores entre empreendimentos de diversas regiões do estado, que apresentaram ao público a diversidade e qualidade dos produtos alagoanos. Em uma verdadeira vitrine de sabores e experiências, a Expoagro destacou a relevância do empreendedorismo local e celebrou a união de esforços em um evento que promete continuar gerando impactos positivos para a economia regional.
Para Bruna Camilo, proprietária da Cafuza Doces, uma confeitaria que participa pela primeira vez, a Expoagro se mostrou um divisor de águas. “O networking com outras pessoas do ramo, como donos de padarias e confeitarias, ampliou minhas possibilidades de encomendas e variedade de produtos”, relatou. Ela elogiou a estrutura e a organização do evento que, segundo ela, estimulou os visitantes a conhecerem os produtos, mesmo que nem todos comprassem na hora. “Foi uma oportunidade de apresentar meus produtos e conquistar clientes para o futuro”, explicou.
Fabiane Moraes, da Panificação Dona Amélia, também sentiu o impacto positivo do evento, sobretudo na divulgação da marca. Com duas unidades, ela relata que a participação na feira gerou visibilidade e já atraiu novos clientes para as lojas. “O foco principal aqui é a divulgação da marca e a venda vem como consequência. Inclusive, já tivemos clientes que foram até a padaria buscar produtos que viram na Expoagro”, afirmou Fabiane, que também destacou a importância de expandir a clientela.
Para Kelly Almeida, que atua no setor de pizzas gourmet, a feira trouxe um grande impulso aos negócios e abriu portas para novos contatos. “Minha participação aqui foi sensacional e, sem dúvida, ajudou a alavancar as vendas. Este é meu primeiro ano no evento mas, com certeza, quero participar das próximas edições”, destacou Kelly.
Com mais de quinze anos de parceria com o Sebrae, Marília Lima, gerente comercial da Apícola Fernão Velho, considera a Expoagro fundamental para a consolidação da marca. “Todos os anos, a Expoagro é um momento importante para estarmos aqui, divulgando o produto para crianças e adultos. Isso cria um hábito de consumo e garante o futuro da marca”, afirmou Marília, que destacou o faturamento expressivo nos três dias de feira.
Já para Ramon Dantas, da Cacau Matriz, o Sebrae foi um divisor de águas para o negócio. Segundo ele, a parceria permitiu direcionar as ideias da empresa e estruturar o crescimento. “O Sebrae foi essencial para nortear os melhores caminhos para nosso empreendimento. Estamos deixando uma cozinha industrial para abrir uma fábrica e o apoio do Sebrae foi crucial em cada passo”, relatou.
Silvanei Santos, boleira de Coqueiro Seco, também teve uma experiência positiva na feira, que considerou a melhor em três anos de participação. “Esse espaço com a estação de trem foi incrível, todo mundo parava, as crianças se divertiam e, enquanto isso, conseguiam conhecer meus produtos. Tudo o que eu trouxe, eu vendi. Não sobrou nada”, disse.
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