Renda-se abre edição de 2024 com exposição em parceria com o Sebrae

Tempo de leitura: 4 min

Muito mais que um evento de moda, uma celebração da arte e da identidade alagoana, o Renda-se Moda Festival 2024 chega à quarta edição e na noite desta terça-feira (17) teve sua abertura oficial no Espaço Armazém, no histórico bairro de Jaraguá. O festival já se consolidou como o maior evento de moda artesanal do Nordeste.

A abertura foi marcada pela Exposição “Rendar, Bordar e Pulsar”, que reúne importantes nomes das artes e artesanato alagoano e a instalação móbile “Rede Pulsante” que destaca algumas das principais tipologias de rendas e bordados, em parceria com o Sebrae de Alagoas.

O diretor-superintendente da instituição, Vinicius Lages, destacou que o evento é a expressão mais rica da cultura alagoana, produzindo oportunidade para muita gente. “O Sebrae é parceiro do turismo, mas também da economia criativa, que é um dos atrativos da cultura alagoana. Eu sonhava com essas alianças, que esses fios se entrelaçassem, com o fio da artesã, o fio da tecelagem, através de uma aliança com essa cadeia poderosa, que é a cadeia da moda”, afirmou.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, também esteve presente na abertura do evento e também destacou a importância da valorização da cultura alagoana.

A cenografia é assinada pelo designer e diretor criativo do Renda-se, Rodrigo Ambrósio, que transformou o antigo galpão de açúcar em uma grande galeria de arte e artesanato. Nesta quarta-feira (19), às 20h, desfilarão os selecionados na categoria profissional. E finalizando o evento, amanhã (19), também às 20h, os selecionados na categoria estudante.

Edição 2024

Com foco na preservação do Filé como símbolo de Alagoas, estado que detém o maior número de manualidades do país, o projeto Renda-se, este ano, homenageia a estilista alagoana Maria Cândida e a cantora Rita Lee. “O evento mostra a importância do segmento da moda e valoriza a cultura alagoana, já que todas as peças apresentadas no desfile precisam ter o Filé em suas composições”, explicou Marina Gatto, analista do Sebrae Alagoas.

“O Sebrae vem participando do Renda-se desde o ano passado, apoiando. A gente traz jornalistas de renome nacional para contribuir com a divulgação da moda alagoana como um todo. Marcas de Alagoas, que são apoiadas pelo Sebrae, também estão aqui participando, trazendo para as passarelas a sua criatividade e utilizando o artesanato local em suas criações”, afirmou a analista do Sebrae, Ana Paula Dantas.

A edição 2024 conta com 19 estilistas profissionais, 10 estudantes e 5 designers de acessórios, avaliados por um júri especializado que elegerá a melhor apresentação em cada categoria. Estilista e designer de acessórios receberão o prêmio de R$16 mil e o estudante R$8 mil.

O projeto comemora ainda um recorde de inscritos. “Ao todo, 350 coleções foram submetidas – entre estilistas profissionais e estudantes e designers de acessórios e, pela primeira vez, foram aceitas inscrições de estilistas de outros estados do Nordeste, sendo selecionados dois criadores pernambucanos. Temos muito a comemorar nesta edição”, avalia Alina Amaral, produtora executiva do Renda-se e estilista.

O Renda-se conta com a parceria das artesãs do Instituto Bordado Filé de Alagoas – Inbordal e do Sebrae Alagoas, com a presença de um time de profissionais super qualificados como a já citada estilista e jornalista, Alina Amaral, o estilista Fernando Perdigão e o especialista  em Fashion Business e Branding, Fábio Monnerat.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter