O projeto Transformação Digital para a Produtividade e Competitividade da Indústria, desenvolvido pela área de Inovação do Sindipeças em parceria com a regional da entidade no Paraná e o Senai Paraná, foi reconhecido entre os doze melhores em um universo de mais de trezentos trabalhos inscritos no Prêmio Excelência Sindical da Indústria. A premiação, promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), visa destacar as ações que fortalecem o associativismo e incentivam o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor industrial.
O projeto, realizado ao longo de um ano, foi executado no âmbito de um edital de inovação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e finalizado em maio deste ano. Seis indústrias associadas ao Sindipeças — Robert Bosch, Brose, Jtekt, Maringá Soldas, PSC e Thor — participaram da iniciativa. O trabalho foi estruturado em três etapas: diagnóstico da maturidade digital das empresas participantes, mentoria digital e a digitalização propriamente dita. O principal objetivo era aumentar a produtividade em cerca de 10%, medido pela quantidade de unidades produzidas em um tempo determinado.
O valor total do projeto foi de R$ 180 mil, sendo 80% do valor custeado pela Fiep e os 20% restantes divididos entre as seis indústrias participantes. O coordenador de Consultorias em Processos Produtivos do Senai Paraná, Cicero Spartalis, destacou a importância da capacitação para o sucesso da transformação digital. “Não basta possuir ferramentas de indústria 4.0; os colaboradores precisam estar preparados para utilizá-las de forma eficiente”, afirmou. Ele também ressaltou a relevância da mudança de mentalidade nas empresas, que, muitas vezes, já possuíam soluções tecnológicas, mas não sabiam como aproveitá-las corretamente.
Os três finalistas do Prêmio Excelência Sindical da Indústria serão conhecidos e premiados no dia 27 de novembro.