A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) lançou uma cartilha voltada à indústria paranaense com informações sobre linhas de crédito específicas para financiar soluções de eficiência energética e geração de energia limpa. Desenvolvida pelo Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), a publicação é resultado das demandas levantadas durante os Fóruns Regionais da Indústria e oficinas temáticas promovidas pela Fiep em diversas regiões do estado.
De acordo com o gestor do NAC, João Baptista Guimarães, o material tem como objetivo facilitar o acesso a recursos financeiros que permitam às indústrias, independentemente de porte ou segmento, implementar projetos de modernização energética. “A cartilha traz uma síntese das principais linhas de crédito disponíveis, principalmente dos bancos públicos, voltadas para projetos como substituição de motores antigos, instalação de sistemas fotovoltaicos, geração de biogás e biometano, modernização de iluminação e até troca de frota por veículos elétricos”, explica Guimarães.
O coordenador do Conselho Temático de Energia da Fiep, net, destacou que a necessidade de um material desse tipo surgiu como resposta às discussões realizadas nos Fóruns Regionais da Indústria. “Os fóruns revelaram que o fornecimento de energia elétrica é um dos principais desafios enfrentados pela indústria paranaense, impactando diretamente a produtividade e competitividade das empresas. Oscilações, interrupções e altos custos são entraves recorrentes. Essa cartilha é um passo importante para oferecer suporte às indústrias na busca por soluções que promovam maior segurança, eficiência e sustentabilidade no uso da energia”, enfatiza Benet.
Além de detalhar as condições das principais linhas de crédito disponíveis no mercado, o material também oferece orientações práticas para os empresários, como a organização da documentação necessária para acessar os financiamentos. “Nosso objetivo é que essa cartilha seja uma ferramenta prática e eficiente para os empresários que desejam modernizar sua matriz energética, reduzir custos e adotar práticas mais sustentáveis”, completa João Baptista Guimarães.
Para Benet, a cartilha é um marco na estratégia da Fiep para fortalecer a competitividade da indústria no estado. “Esse material consolida o compromisso da Fiep em oferecer soluções práticas para os desafios energéticos enfrentados pela indústria paranaense, contribuindo para um futuro mais sustentável e economicamente viável”, conclui.
A cartilha está disponível para acesso gratuito neste link
*** Mais informações sobre financiamento energético, e demais linhas de crédito disponíveis para a indústria, podem ser obtidas com o Núcleo de Acesso ao Crédito do Sistema Fiep pelo e-mail: nacpr@sistemafiep.org.br