Fiep inaugura Centro de Memória da Indústria Cláudio Petrycoski

Autor: Agência Fiep
Tempo de leitura: 6 min

Em comemoração aos 80 anos, a Fiep inaugura nesta quinta-feira (15), o Centro de Memória Cláudio Petrycoski. Localizado no Campus da Indústria, o espaço irá receber exposições físicas e experiências virtuais e irá contemplar o contexto de evolução do nosso estado pelas iniciativas da Fiep e os nove sindicatos patronais fundadores. Este projeto reafirma o compromisso do Sistema Fiep em promover a cultura por meio de ações de grande valor, principalmente para as indústrias e sindicatos.   

O Centro de Memória da Indústria faz homenagem a Cláudio Petrycoski, industriário de renome, referência para o associativismo empresarial paranaense e laureado com diversas homenagens. Petrycoski era envolvido com causas sociais, especialmente ligadas as áreas da cultura e do esporte.

Seu filho, Heráclito Petrycoski, conta como a Fiep era importante na vida do pai. “Meu pai realmente se dedicou muito tempo a Fiep e gostava muito. Ele acreditava demais no poder de transformação do cidadão, do empresário, e não somente esperar o poder público. Então ele realmente ajudava a liderar, dava muito apoio a artes, ao Observatório Social, à Casa da Indústria, e eu creio que esse é um dos motivos que a Fiep concedeu essa honra.”

Petrycoski era uma das principais lideranças do setor metalmecânico do estado e uma referência para o associativismo empresarial paranaense. Além de ter presidido o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco por seis mandatos, de 1990 a 2009, com relevante atuação para o desenvolvimento do setor na região, atuou entre 1985 e 1998 como coordenador regional da Fiep. A partir de 1998, assumiu a vice-presidência da Federação, cargo que ainda ocupava na gestão de 2022, quando faleceu, aos 73 anos. Entre junho e agosto de 2018, chegou a exercer a presidência interina da entidade.

Por sua destacada atuação empresarial, recebeu, em 2001, a Medalha do Mérito Industrial do Estado do Paraná. Em 2004, foi homenageado com a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Também foi condecorado, em 2011, com a Láurea de Honra ao Mérito, concedida pela Fiep.

“Nossa família está muito feliz com essa homenagem porque ele era uma pessoa muito boa, pura e sem preconceitos, ele era uma pessoa sem interesses, escusos, nem nada, ele simplesmente fazia acontecer”, acrescenta Heráclito.

O presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, reafirma esse compromisso que Petrycoski teve com a federação. “Nós eternizamos o nome do Cláudio hoje aqui, com quem tivemos quase quatro décadas de companheirismo e irmandade. Uma pessoa muito dedicada à Fiep e as causas culturais. Várias atividades podem ser transitadas durante um tempo aqui, mas o nome do Cláudio não, fica na pedra”, destaca. Vasconcelos acrescenta a imponência do local “O espaço está tão visível, que de onde você estiver dentro do nosso átrio, você consegue enxergar o Centro de Memória.”

A exposição inaugural do Centro do Memória, em cartaz até janeiro de 2025, destaca os temas importantes ao longo dos 80 anos da Fiep, desde a fundação, contribuições para o desenvolvimento da indústria paranaense, programas e iniciativas relevantes.​ São fotografias históricas, documentos, vídeos e outros materiais que ilustram a história da federação ao longo dos anos.

A produtora cultural, Rebeca Gavião, responsável pelo espaço explica que Centro do Memória reforça a identidade e a cultura da instituição, criando uma conexão com o passado e promovendo um sentimento de continuidade e pertencimento entre os membros atuais e futuros. “Ele ajuda a documentar e conservar a história da Fiep, registrando suas origens, marcos e evolução para que futuras gerações possam conhecer e lembrar”.  Rebeca explica, ainda que o ambiente destaca e valoriza as conquistas, contribuições e figuras importantes da instituição, ajudando a reconhecer e celebrar suas realizações significativas. O Centro de Memória é um recurso valioso que preserva a história, fortalece a cultura e contribui para a educação sobre a trajetória da Fiep”, completa.

Os visitantes também podem prestigiar a galeria permanente com presidentes da Fiep e personalidades agraciadas com o título “Benemérito da Indústria do Estado Do Paraná”.

Novo site Centro de Memória

Levando em consideração que a história da indústria não é algo que está no passado, é uma construção contínua, o site Centro de Memória da Indústria ganhou uma nova identidade visual e nova marca. Com mais modernidade e navegação mais rápida, a plataforma oferece ações interativas claras e um layout consistente para melhorar a experiência do usuário. Além disso, a navegação é mais intuitiva, com melhorias na estrutura, com reorganização do menu e seções para facilitar o acesso às informações. Acesse e confira: https://www.sistemafiep.org.br/centro-de-memoria.

Serviço:
Centro de Memória da Indústria Cláudio Petrycoski
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Endereço: Campus da Indústria – Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter