Estudante do Sesi ganha 3º lugar em competição da Microsoft

Autor: Agência Fiep
Tempo de leitura: 3 min

A estudante do Sesi Curitiba – Campus da Indústria, Brenda Brito, ganhou o 3º lugar na categoria Microsoft Excel 365, no campeonato mundial Microsoft Office Specialist (MOS). A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira, 31, na Califórnia.

Dos seis representantes brasileiros na competição internacional, quatro eram do Sesi Paraná. “Nossos estudantes se prepararam intensamente desde março. No entanto, mais importante do que a competição em si é o objetivo de proporcionar experiências significativas para nossos estudantes, contribuindo para a transformação digital que é uma pauta importante para o Sesi, além de promover a integração destes alunos com estudantes e profissionais de outras nações”, diz a gerente sênior de Educação e Cultura do Sesi, Raquel do Nascimento.

Brenda ganhou US$ 2 mil pelo 3º lugar na competição | Foto: Divulgação

Brenda afirma que a competição foi difícil e que não esperava estar no pódio. “O modelo de prova do MOS muda todos os anos, mas eu saí satisfeita por ter conseguido terminar o desafio. De toda forma, não ficou do jeito que eu queria e estava desapontada porque sabia que conseguiria ter feito melhor. Porém, na premiação, quando me chamaram para o pódio, acho que foi um dos momentos mais surreais da minha vida”, diz.

No ano passado, o estudante Felipe Rodrigues Milicio ficou no top 10 na categoria Microsoft PowerPoint 2019. Em 2024, o processo de preparação dos classificados brasileiros para a etapa internacional contou com um curso preparatório em Curitiba, reunindo os quatro estudantes do Sesi Paraná e os dois estudantes do Sesi Pernambuco.

A professora do Sesi Curitiba, responsável pelas certificações e preparação da delegação paranaense para o MOS, Letícia Mancia, conta que o apoio da instituição foi muito importante para o resultado. “Além da preparação semanal, eles também se prepararam com um curso preparatório oferecido pela Big Brain, em parceria com o Departamento Nacional do Sesi. Foi um esforço em conjunto para que esse resultado chegasse.”

Laura Boaron, Brenda Brito, a técnica Letícia Mancia, Boris Kunifas e Yhan Seleme / Foto: Divulgação

Letícia explica que, em todas as categorias, as provas foram bem complexas, exigindo conhecimento técnico de todas as plataformas. “Para o projeto criativo, os competidores de Word precisavam conhecer planilhas do Excel; competidores de PowerPoint precisavam conhecer o Word; e os competidores de Excel tinham de conhecer o PowerPoint”, diz.

Neste ano, além do 3º lugar de Brenda, os estudantes do Sesi Paraná ficaram entre os 10 melhores nas categorias Microsoft PowerPoint 365 (Laura Boaron – 9º lugar) e Microsoft Word 365 (Boris Kunifas – 6º lugar).

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter