Equidade de gênero, tecnologia e sustentabilidade: contribuições da Mútua para a 79ª Soea

Autor: CREA-AL
Tempo de leitura: 4 min

A 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) é promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e tem como anfitrião deste ano o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA). Realizado de 7 a 10 de outubro, em Salvador (BA), o evento conta com apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, que patrocinará uma série de iniciativas muito importantes para o sucesso do congresso.

Para o presidente da Mútua, eng. civ. Joel Krüger, a parceria da Mútua com o Confea e o Crea-BA na organização da 79ª Soea ultrapassa as relações institucionais e beneficiam diretamente os profissionais. “Tudo o que promovemos no âmbito na Semana Oficial é para que os engenheiros, agrônomos e geocientistas tenham a melhor experiência no evento e saiam de lá ainda mais preparados para o exercício de suas profissões”, afirma Joel Krüger.

Equidade de gênero

Uma novidade da 79ª Soea será o Espaço Kids para que os participantes possam deixar os pequenos enquanto estão nas palestras, debates e reuniões do evento. No local, as crianças terão uma série de atividades, espaço para soneca e hidratação, lanchinhos e muito mais. Tudo com total segurança e comodidade.

A novidade é oferecida pela Mútua e representa uma forma de promoção à equidade de gênero, pois a iniciativa atenderá, principalmente, às profissionais. “Auxilia muito um espaço kids, pois somos mães e profissionais, e tudo acontece ao mesmo tempo. Tendo espaços como esses, podemos participar das atividades profissionais sabendo que nossos filhos estão em locais seguros e próximos”, destaca a diretora geral da Mútua-SC, eng. civ. Núbia Viezzer, que sempre está nos eventos do Sistema com sua filha de três ano, a Luiza.

Inovações

Facilidades tecnológicas também estão na pauta da Mútua para o evento. O aplicativo da 79ª Soea, onde estarão disponíveis todas as informações do evento, como a programação, mapa dos espaços no Centro de Convenções, dicas culturais e gastronômicas, entre outras, dará maior mobilidade aos participantes, que poderão abandonar a tradicional programação em papel.

Ainda no nicho tecnológico e, também, a cargo da Mútua, a entrada e saída dos congressistas no local do evento pretender ser mais rápida e sem filas.  Catracas com sistema biométrico por leitura facial permitirão um deslocamento mais ágil e, ainda, registrarão o acesso de todos que passarem pela Semana Oficial nos três dias de programação.

Evento carbono neutro

Para minimizar a pegada de carbono do evento, a Mútua ficou responsável pela seleção e o custeio de uma empresa de consultoria que vai realizar todos os protocolos estabelecidos pela metodologia GHG Protocol e a ABNT NBR ISO 14064. Serão definidos um conjunto de diretrizes em medição, gestão e redução das emissões de gases de efeito estufa associadas à eventos, garantindo a transparência, a credibilidade e o compromisso efetivo com a mitigação das mudanças climáticas e a promoção da sustentabilidade.

Convênios com os Creas

Visando incentivar e ampliar a participação dos profissionais na 79ª Soea, a Mútua e 22 Creas firmaram convênios de parceria, garantindo a presença de profissionais de diversos estados no evento. Pela parceria, a Mútua disponibilizará aos Regionais recursos para o custeio de passagens e diárias de suas delegações (profissionais selecionados pelos Conselhos, entre mutualistas que estejam adimplentes com a Caixa de Assistência) e, em contrapartida, os Creas realizam ações de divulgação da Mútua.

O post <strong>Equidade de gênero, tecnologia e sustentabilidade: contribuições da Mútua para a 79ª Soea</strong> apareceu primeiro em Crea-AL – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter