O Sesi Paraná reuniu líderes e profissionais da área de saúde corporativa na 3ª. Reunião de Saúde Suplementar no Campus da Indústria, em Curitiba. Os presentes trocaram experiências e debateram os desafios e soluções para a gestão os planos de saúde nas empresas.
Robson Gravena, gerente de Segurança, Saúde e Responsabilidade Social do Sesi Paraná, abriu a reunião enfatizando a relevância do tema. “A gestão da saúde suplementar é desafiadora, mas essencial para garantir o bem-estar dos colaboradores e a sustentabilidade dos negócios. Discutir soluções como prevenção e a longevidade dos programas é indispensável em um cenário de custos crescentes.”
O evento contou com apresentações de cases de indústrias de destaque, como Bosch, BRF, Prati-Donaduzzi e Renault. Seus representantes apresentaram as estratégias robustas utilizadas para aprimorar a gestão da saúde corporativa, focando na redução do absenteísmo e sinistralidade por meio de times multidisciplinares e ampliação de exames preventivos. A implementação de sistemas de dados, com atenção à LGPD, possibilitou o monitoramento de custos e o retorno dos investimentos.
Modelos de gestão que abrangem o pós-pagamento, cobrem custos de sinistros e promovem ações integradas de cuidado, acolhimento e incentivo a hábitos saudáveis foram destacados como ferramentas eficazes para equilibrar despesas e aumentar a satisfação dos colaboradores. Além disso, o incentivo a consultas e exames preventivos foram apontadas como cruciais para minimizar impactos financeiros significativos, como os decorrentes de tratamentos de doenças graves.
Consultoria Sesi Paraná
Guilherme Murta, médico do trabalho e coordenador de Saúde do Sesi Paraná apresentou a Consultoria em Saúde Suplementar, solução que busca auxiliar as empresas a equilibrar custos, promover a saúde dos colaboradores e, consequentemente, aumentar a produtividade. “A complexidade da gestão da saúde exige dados bem trabalhados e um olhar estratégico. É nisso que o Sesi está apoiando as empresas”, afirmou Guilherme.
A consultoria oferece uma análise técnica detalhada da sinistralidade, que é a relação entre o valor pago pelo plano de saúde e o consumo dos serviços pelos beneficiários.
Também inclui auditorias de dados dos sinistros, apoio na negociação com operadoras e ações estratégicas para otimizar a gestão dos contratos. Um dos objetivos centrais é garantir que a indústria possa contar com um plano de saúde eficiente e financeiramente sustentável, oferecendo aos seus colaboradores e dependentes um serviço de qualidade, sem comprometer o orçamento.
A iniciativa foi balizada pelas discussões do Comitê de Saúde Suplementar da Indústria do Paraná. Liderado pelo Sesi Paraná, reúne representantes de indústrias e especialistas para debater os desafios e as melhores práticas na gestão de planos de saúde.
O evento reafirmou o papel do Sesi Paraná como parceiro estratégico na gestão da saúde corporativa, reforçando a importância de soluções preventivas e personalizadas para enfrentar os desafios do setor.
Para saber mais acesse o site ou procure o Sesi mais próximo.